O que é o WDS do roteador?

Aprenda o que é o WDS (Wireless Distribution System) presente nos roteadores e para qual uso esse sistema é indicado

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é WDS? WDS (Wireless Distribution System) é uma função que permite que o seu roteador distribua o sinal de conexões sem fio e realize a conexão de pontos de acesso sem a necessidade de cabos ou fios de internet
Definição de WDS do roteador (Imagem: Tecnoblog)

Em roteadores modernos há uma função que permite que seu sistema realize interconexões de pontos de acesso em uma área. Essa opção é chamada de WDS (Wireless Distribution System) e pode ajudar muito qualquer tipo de pessoa. Com isso, um usuário pode ampliar sua rede de Wi-Fi sem precisar de cabos. Saiba o que é o WDS do roteador.

Funcionando como uma forma de conectar os pontos de acesso de um local para expandir a distância do sinal de internet, o WDS do roteador tem como uma de suas vantagens poder fazer tudo isso sem precisar de cabos ou fios. Essa conveniência entrega uma maior facilidade para os usuários que não precisam ter dor de cabeça para ajeitar uma possível bagunça pelo local.

Um uso comum dessa função é a de conectar dois ou mais lugares através de uma WLAN (redes locais sem fio) para que informações possam ser transmitidas a partir de pontos de acesso e antenas. Dessa forma, eles são configurados com o mesmo identificador de serviço.

Resumindo: ao usar o WDS, o usuário consegue expandir uma rede sem fio utilizando mais de um ponto de acesso.

Vale a pena usar o WDS do roteador?

Para funções mais simples como assistir vídeos, navegar pela internet, ler artigos, enviar e-mails ou ouvir música, usar o WDS do roteador pode ser bastante interessante por causa de sua conveniência. Porém, vale lembrar que ele expande o sinal, mas não necessariamente o melhora.

Pensando nisso, se a sua intenção é jogar games online ou realizar transmissões pela internet, conectar o seu aparelho via cabo ainda é de longe a melhor alternativa. A opção de WDS do roteador é melhor do que usar um simples repetidor, porém ainda assim poderá ocorrer quedas por causa do uso do Wi-Fi.

Um dos usos mais comuns é em salas grandes de empresas, pois dessa forma não é preciso manter mais de uma conexão apenas para a realização de trabalhos mais mundanos. Em casas grandes com muitos moradores também é usual ter esse tipo de conexão, já que facilita o uso no dia a dia das pessoas sem precisar gastar mais.

Você precisa fazer uso do WDS do roteador? Acredita que a sua utilidade pode trazer conveniência para o usuário? Deixe a sua opinião nos comentários da comunidade!

Com informações: Techopedia.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Wireless Distribution System na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados