Windows 11 tem bug que quebra ferramenta de recorte (Win + Shift + S)

Ferramenta de recorte do Windows 11 exibe o erro "Não é possível abrir este aplicativo" ao ser usada; Microsoft prepara correção para a falha

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 7 meses
Notebook com Windows 11 (Imagem: Windows/Unsplash)
Falha no Windows 11 quebra ferramenta de recorte (Snipping Tool) (Imagem: Windows/Unsplash)

Usuários do Windows 11 vêm enfrentando dificuldades para fazer capturas de tela. Ao tirar print diretamente pelo Snipping Tool ou com o comando Win + Shift + S, a ferramenta de recorte apresenta o erro “Não é possível abrir este aplicativo” e impede o registro. A falha já foi confirmada pela Microsoft e será solucionada em breve.

As reclamações envolvendo a ferramenta de recorte circulam pela internet. Em um fórum da Microsoft, um tópico aberto em 31 de outubro indica que, ao utilizar o Snipping Tool, os usuários são recepcionados pelo erro mencionado anteriormente. O mesmo aconteceu em testes realizados pelo Tecnoblog nesta quarta-feira (3).

“Você não está sozinho, tem muitos relatos sobre isso no fórum”, comentou um usuário no tópico. “Atualizei para o Windows 11 em 31 de outubro e estou recebendo o mesmo erro de captura de tela”, afirmou outra pessoa. “A versão que estou rodando é a visualização da atualização cumulativa de outubro de 2021.”

As queixas também se encontram no Twitter. Nesta segunda-feira (1), uma pessoa informou que, ao usar o comando “Win + Shift + S”, o app retornou o mesmo aviso para dizer que não foi possível abrir o app. “Depois de atualizar para o Windows 11, a ferramenta de recorte não está funcionando”, relatou outro tweet nesta quinta-feira (4).

“Quando descobri que o Snipping Tool estava quebrado, pensei que era o único”, disse mais um usuário do Twitter no mesmo dia. “Está quebrado para todos!”

Snipping Tool para Windows 11 exibe erro ao fazer capturas de tela: "Não é possível abrir este aplicativo" (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)
Snipping Tool para Windows 11 exibe erro ao fazer capturas de tela: “Não é possível abrir este aplicativo” (Imagem: Janaína Dantas/Tecnoblog)

Windows 11: Microsoft confirma falha no Snipping Tool

A falha foi reconhecida pela Microsoft nesta terça-feira (2). A companhia relatou que, desde 1º de novembro, “o Snipping Tool e alguns aplicativos integrados podem não abrir ou funcionar conforme o esperado”. O documento explica que o incidente está relacionado a um certificado digital da Microsoft que expirou em 31 de outubro.

A responsável pelo Windows ainda relatou que está trabalhando em uma correção para a ferramenta de recorte. “Para atenuar o problema com o Snipping Tool, use a tecla Print Screen no teclado e cole a captura de tela [CTRL + V] em seu documento”, orientaram. Ou seja: é só colar a captura de tela em um documento do Paint.

Usuários do fórum da Microsoft também revelaram uma outra solução paliativa para retomar o uso do Snipping Tool na terça-feira (2), e que se mostrou eficaz durante os testes do Tecnoblog. Confira o procedimento a seguir:

  1. Acesse as configurações de data e hora do Windows;
  2. Desative o ajuste automático de data e hora;
  3. Altere a data manualmente para 30 de outubro de 2021;
  4. Reinicie o computador (opcional);
  5. Abra o Snipping Tool e clique no botão “Novo”;
  6. Se o programa não apresentar o erro “Não é possível abrir o aplicativo”, reative o ajuste automático de data e hora;
  7. Utilize o aplicativo normalmente.

A Microsoft ainda alertou que incidente relacionado ao certificado expirado também tende a atingir outras funções de seu novo sistema operacional. Confira os recursos que podem ter o funcionamento afetado: página de contas e página inicial no aplicativo Configurações (modo S); Touch Keyboard, Voice Typing e Painel emoji; Interface do usuário do Editor de Método de Entrada (IME UI); e Iniciando e Dicas.

Com informações: Microsoft (1 e 2)

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados