Início » Finanças » Como receber um Pix; conheça as opções para cobrar dinheiro

Como receber um Pix; conheça as opções para cobrar dinheiro

A forma de pagamento é concluída de maneira rápida em qualquer dia da semana, inclusive em feriados; Saiba mais

Por

Como receber um Pix? Há mais de uma opção para cobrar dinheiro, por meio desse tipo de pagamento. É possível usar um QR Code, um código vinculado ao QR Code (Pix Copia e Cola) ou uma chave Pix — que deve ser repassada para a pessoa que vai fazer a transação. Vale destacar que poucos segundos são necessários para a quantia ficar disponível na conta do recebedor.

Como receber um Pix? (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Como receber um Pix? (Imagem: Gabrielle Lancellotti/Tecnoblog)
Quem pode fazer um Pix?

De acordo com o Banco Central do Brasil, para fazer pagamentos ou cobranças pelo Pix, pessoas físicas ou jurídicas devem ter uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma instituição financeira participante.

Além de usar o aplicativo para smartphone do banco (ou fintech) no qual você tem uma conta, é permitido fazer esse tipo de transação por meio de outros canais de acesso: via internet banking, caixas eletrônicos na própria agência ou em casas lotéricas. Essas possibilidades ficam a critério de cada instituição.

Como receber dinheiro usando uma chave Pix?

A cobrança por esse método é muito simples, basta informar a sua chave Pix a quem vai fazer o pagamento. No app para smartphone do banco, por exemplo, o pagador deve digitar a chave fornecida e a quantia a pagar. Após conferir os dados, a transação deve ser confirmada. Transfira dinheiro por Pix; Siga os passos no app do seu banco.

Quatro tipos de chave podem ser usadas para identificar a sua conta: o seu CPF/CNPJ, endereço de e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória. A última opção citada é um código de 32 caracteres, gerado de forma aleatória pelo Banco Central e vinculado, exclusivamente, a uma conta.

Como receber o pagamento via QR Code do Pix?

Criar um QR Code e mostrá-lo a quem vai fazer o pagamento é mais um método de cobrança por Pix. É possível gerar QR Codes dinâmicos e estáticos. A primeira opção obriga a determinar o valor (R$) a receber, no momento de criação do código. Já a outra alternativa torna essa etapa opcional. Além de receber uma notificação quando o dinheiro cair na conta, você pode confirmar o recebimento ao checar o seu extrato.

Crie um QR Code do Pix para receber pagamentos; Siga os passos.

Como receber pagamentos por Pix (Imagem: Reprodução/Santander)

Como funciona o “Pix Copia e Cola”?

Na opção “Pix Copia e Cola” você deve fornecer, a quem vai fazer o pagamento, o código relacionado ao seu QR Code de cobrança. A alternativa é útil para situações nas quais o pagador vai fazer a transação pelo app no celular, mas não pode usar a câmera do aparelho para ler o QR Code.

Com informações de: Banco Central do Brasil