Início » Finanças » Novo prefeito de Nova York quer ganhar em bitcoin para incentivar criptomoeda

Novo prefeito de Nova York quer ganhar em bitcoin para incentivar criptomoeda

Eric Adams, prefeito eleito de Nova York, quer receber seus primeiros três salários em bitcoin (BTC) quando assumir em 2022, acenando para o mercado de criptomoedas

Por

O ex-policial Eric Adams foi eleito o próximo prefeito de Nova York na última terça-feira (2). Ainda que ele só assuma o cargo no dia 1 de janeiro de 2022, o político já adiantou que quer receber seus três primeiros salários em bitcoin (BTC). Com a iniciativa, Adams pretende estimular o uso das criptomoedas e acenar para todo esse mercado, indicando que a cidade receberá de braços abertos projetos de moedas digitais.

Bitcoin e dólar americano (Imagem: David McBee/Pexels)
Bitcoin e dólar americano (Imagem: David McBee/Pexels)

No entanto, a postura pró-criptomoedas do novo prefeito não é o suficiente para fazer seus planos salariais acontecerem. Afinal, será que Nova York tem estrutura para converter dinheiro público em bitcoin e para realizar pagamentos através do ativo? Há também a volatilidade da moeda digital a ser considerada para calcular a conversão, as taxas da rede, a situação tributária… Bom, Adams ainda terá que providenciar muitas mudanças para poder receber seus salários em bitcoin.

Independentemente dos planos do novo prefeito realmente se concretizarem ou não, seu discurso teve um forte impacto e já cumpriu seu principal objetivo: indicar que Nova York será mais uma cidade americana com estímulos à indústria de criptomoedas. Essa mensagem já foi passada. Além disso, Adams provavelmente trará planos envolvendo o bitcoin durante sua administração.

Nova York vs Miami na corrida das criptomoedas

O próximo prefeito de Nova York já chegou demonstrando certa rivalidade com o atual prefeito de Miami, Francis Suarez, conhecido por transformar sua cidade em um dos maiores polos do mercado de criptomoedas nos Estados Unidos.

No Twitter, Suarez disse em uma postagem que receberá seu próximo salário totalmente em bitcoin, sugerindo também que ele seria o primeiro político americano ao fazê-lo. Adams respondeu o prefeito de Miami com um tom competitivo, afirmando que “em Nova York pensamos grande” e que receberia seus primeiros três salários na moeda digital. “NYC será o centro do mercado de criptomoedas e de outras indústrias inovadoras e de rápido crescimento! Pode esperar!”

Aparentemente, os dois prefeitos vão começar uma corrida para ver qual cidade será a maior referência no universo das moedas digitais. Enquanto Suarez já vinha tentando implementar o bitcoin na estrutura de pagamentos de Miami e até mesmo protagonizou o primeiro token municipal do país, o MiamiCoin, Adams promete investigar o que retarda o avanço das finanças descentralizadas e criptomoedas em Nova York.

Atualmente, Miami está na vantagem. Suarez conseguiu atrair as operações da popular empresa de criptomoedas e carteiras digitais Blockchain.com, que migrou sua sede de Nova York para a cidade da Flórida no início deste ano.

Com informações: CNBC