Início » Jogos » Qual a melhor formação para o Ultimate Team no Fifa 22?

Qual a melhor formação para o Ultimate Team no Fifa 22?

A tática escolhida no Ultimate Team influencia completamente na sua performance; veja como escolher a melhor formação no Fifa 22

Por

O Ultimate Team é o modo mais jogado no Fifa 22 e também, um dos mais difíceis. O jogador deve formar seu elenco com as cartas recebidas nos packs ou compradas no mercado de transferências e escolher a tática ideal para seu estilo de jogo. Isso influenciará bastante nas escolhas de jogadores para o elenco e no seu desempenho, já que cada forma de jogar favorece um ou outro esquema. Confira a seguir como escolher a melhor formação no Fifa 22.

Saiba como escolher a melhor formação para jogar Ultimate Team no Fifa 22 (Imagem: Divulgação / EA Sports)
Saiba como escolher a melhor formação para jogar Ultimate Team no Fifa 22 (Imagem: Divulgação / EA Sports)

É importante ressaltar que não existe a fórmula mágica que te mostra a melhor formação e que você deve usá-la incondicionalmente. Alguns esquemas se destacam mais a cada edição do Fifa e tudo irá depender, principalmente, do seu estilo de jogo.

É fundamental treinar e experimentar diversas formações e analisar qual se adapta melhor ao seu gameplay. Você pode ser um jogador mais incisivo ou que prefira manter a posse de bola e trocar mais passes para chegar ao ataque, por exemplo. Para cada forma de jogar, uma formação pode se encaixar melhor ou pior.

4-2-3-1

Vamos começar pela formação mas utilizadas por iniciantes ou jogadores experientes que prezam pela solidez e posse de bola. Por ter dois volantes defensivos, ela traz uma marcação muito forte no meio de campo e dificulta a troca de passes do adversário. É preciso ter um MEI muito bom, pois ele será o responsável por levar o time ao ataque e criar jogadas com o atacante e os meias laterais.

A 4-2-3-1 é uma formação segura para iniciante e dá solidez na marcação pelo meio (Imagem: Reprodução / UT Web App )

4-1-2-1-2

Uma variação da 4-2-2. Esta formação é indicada para que gosta de jogar com dois atacantes flutuando sem perder a qualidade de um meia de ligação. Com dois meias centrais que variam entre o meio e cobrir as laterais, esse esquema favorece um jogo com bastante variação na criação de jogadas, entretanto, se o jogador subir muito seu time, como só terá um volante disponível, pode abrir espaços para um contra-ataque em caso de perda de bola.

4-3-1-2

Esta formação é indicada para jogadores que preferem jogar pelo meio no Fifa 22. É composta por três MCs e um MEI, que junto com os dois atacantes, colocam muitos jogadores na área adversária, logo é uma boa forma de ataque. Entretanto, por priorizar o meio, além de deixar espaços pelos lados, reduz a variedade de jogadas.

4-3-2-1

É uma variação da formação anterior, mais incisiva ainda no ataque. Os pontas formam um trio de ataque com o centroavante e os MCs cuidam da formação de jogo preferencialmente no meio. Como na 4-3-1-2, os espaços pelos lados e a baixa variedade de jogadas são os pontos negativos.

4-3-3

Esta é uma das formações mais usadas no Ultimate Team em várias edições. Aqui, como o jogador conta com três MCs e três jogadores na frente, mais abertos, a possibilidade de troca de passes é grande e possibilita variações entre o meio e os lados. Para defender, entretanto, a zaga pode sofrer um pouco com a falta de ajuda na marcação.

A 4-3-3 é uma formação muito utilizada em várias edições no Ultimate Team (Imagem: Reprodução / UT Web App)

4-5-1

Essa foi uma formação muito utilizada na edição anterior, Fifa 21, e é um esquema bastante utilizado na Europa. Cinco jogadores no meio campo, com meias laterais abrindo o jogo e dois MEIs fazendo a ligação e tabelas com o atacante. A tática traz um número expressivo de jogadores para o campo adversário, o que dificulta a marcação. Como no Fifa 22 a posse de bola está favorecida, esquemas com boa quantidade de opções de passes, como esta, tendem a ser destaque.

3-1-4-2

As formações com três zagueiros, variações da tradicional 3-5-2, ainda atraem jogadores. Entretanto, recomenda -se muito treino e experiência para usá-la, já que a zaga contará com um trio e, dependendo de como é o ímpeto do jogador no ataque, os espaços deixados pelo lado na ausência dos laterais na marcação podem ser mortais. Aqui, o ataque será priorizado, mas é importante ter alas rápidos para que possam dar conta de atacar e voltar para ajudar a marcação no meio.

3-4-3

Uma das formações mais ofensivas que temos. As opções de ataque são inúmeras, já que há praticamente seis jogadores na criação da jogada, pelo lado ou centro. Porém, necessário ter excelente troca de passes, para evitar perdas desnecessárias, pois deixa a zaga completamente exposta.

Formação bastante ofensiva, com três zagueiros (Imagem: Reprodução / UT Web App)

5-4-1

Clássica formação defensiva, com três zagueiros e alas defensivos, forma uma linha de cinco jogadores na defesa. O meio conta com dois MCs e meias laterais, com um atacante;

5-3-2

Consegue equilibrar um pouco mais que a anterior, apesar da linha de cinco atrás, já que posiciona três MCs que oferecem opções de formação de jogadas, com dois atacantes que se movem pelo último terço.

O Fifa 22 , que ainda passa por atualizações que alteram o gameplay, tem priorizado a troca de passes e construção de jogadas. A velocidade individual, mesmo com os jogadores mais rápidos, não tem sido tão diferencial como na edição passada. Portanto, é interessante se adaptar e escolher formações que priorizem passes, posse de bola e uma construção mais elaborada de jogadas.

Personalização da formação no Fifa 22

É importante também experimentar e testar as opções de personalização da tática. Mudar o estilo de ataque, aumentar a amplitude, favorecer a posse de bola ou armação rápida, instruir o posicionamento e forma de marcação individual são alterações que o jogador pode e deve aprender a usar se quiser melhorar sua performance no Ultimate Team.

Experimente e observe as alterações táticas que podem ser feitas na equipe (Imagem: Reprodução / UT Web App)

Uma boa dica é deixar instruções e opções de jogo para cada situação na partida, como estar à frente do placar e manter a posse ou precisar reverter um resultado negativo e precisar ser mais incisivo e acelerar o ataque.

Lembre-se do mais importante: a formação no Fifa 22 precisa estar bem alinhada ao seu estilo de jogo. Não adianta querer jogar com muitos jogadores como opção de passe se você prefere jogar com ligação direta e bolas longas, por exemplo. E, claro, treine bastante e experimente. Em algum momento, você irá encontrar algo que se encaixe no seu perfil. Bom jogo!

Com informações: FifaUTeam.