Início » Educação » 5 sites que oferecem cursos gratuitos de tecnologia

5 sites que oferecem cursos gratuitos de tecnologia

Se você está procurando por opções para desenvolver o seu aprendizado, conheça 5 sites que oferecem cursos gratuitos de tecnologia

Por

Com o mercado de trabalho sempre exigindo currículos cada vez mais completos, cabe à pessoa se desenvolver e se aprimorar diariamente. Dessa forma, é interessante conhecer sites que oferecem cursos gratuitos de tecnologia para garantir o ganho de conhecimento constante. Tudo fica ainda mais interessante se podem ser realizados no conforto de seu lar. Nesta lista, separei cinco opções variadas. Confira!

cursos gratuitos de tecnologia
Conheça cursos de tecnologia gratuitos (Imagem: Unsplash / Chris Montgomery)

5. Brasil Mais Digital

cursos gratuitos de tecnologia
Página oficial do Brasil Mais Digital (Imagem: Tecnoblog)

Oferecendo mais de mil horas de cursos gratuitos de tecnologia, o Brasil Mais Digital é uma iniciativa da empresa Softex como uma instituição parceira do governo e do setor privado. São mais de 30 cursos direcionados a pessoas que querem aprender mais sobre as várias ramificações da área de tecnologia.

Seus cursos oferecem certificados e trilhas de aprendizagem, variando entre conteúdos mais abrangentes como alfabetização digital a mais complexos como networking. O aluno pode se inscrever em quantos cursos quiser, sem pagar nada. Tudo é realizado de forma EAD e sempre há novidades sendo adicionadas.

4. Udemy

Udemy
Página oficial da Udemy (Imagem: Tecnoblog)

A Udemy funciona como um marketplace de cursos e ensino à distância. São oferecidos mais de 180 mil cursos, muitos dos quais são totalmente gratuitos. Com isso em mente, a intenção da empresa é a de conectar alunos e instrutores de todo o mundo em uma única plataforma de aprendizado.

Na parte de cursos gratuitos de tecnologia, a Udemy não faz feio. Há dezenas de opções na área. Cursos sobre Linux, redes de computadores, blockchain e até mesmo Power BI fazem parte da seleção. Todos entregam algum tipo de certificado, sendo interessante especialmente para os iniciantes.

3. Google Ateliê Digital

google ateliê digital
Página inicial do Google Ateliê Digital (Imagem: Tecnoblog)

Uma das maiores plataformas da internet, o Google também tem em seu catálogo cursos gratuitos de tecnologia. A empresa afirma que seu foco é o de desenvolver e dar oportunidades para as pessoas aproveitarem o máximo de seu potencial e da web.

Até o momento da publicação deste artigo, há apenas quatro cursos disponíveis no quesito “Dados e tecnologia”: “Entenda os conceitos básicos da codificação”, “Entenda os conceitos básicos do aprendizado de máquina”, “Melhore a segurança de sua empresa on-line” e “Cloud Onboard Online”. Para quem busca por certificados, infelizmente estes cursos mencionados não entregam esse documento.

2. FGV

FGV
Página inicial da FGV Educação Executiva (Imagem: Tecnoblog)

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) existe há muitos anos em várias cidades brasileiras diferentes. Eles oferecem cursos de graduação, pós-graduação e, claro, cursos livres e gratuitos de tecnologia. Com uma rápida busca, é possível encontrar 8 opções para quem quer estudar sobre as ramificações da área.

Todos funcionam de maneira totalmente online. Há cursos sobre Machine Learning, Gestão de TI, Introdução à Ciência de Dados, entre outros. A maioria dura entre 5 e 10 horas. Por outro lado, nenhum curso gratuito da FGV gera certificado, mas se o aluno tirar uma média 7,0 ou superior, é possível receber uma declaração de sua participação.

1. Recode

cursos gratuitos de tecnologia
Página inical da Recode (Imagem: Tecnoblog)

Oferecendo uma grande leva de cursos gratuitos de tecnologia, a Recode afirma ter a intenção de empoderar seus alunos para gerar oportunidades de desenvolvimento e empregabilidade. A empresa tem uma metodologia própria baseada nos conceitos de Educação Integral e Cultura Digital.

Os cursos oferecidos variam entre tópicos extensos como programação e desenvolvimento de sistemas web a itens mais direcionados como desenvolvimento de games. Tudo é dividido em módulos, entregando cerca de 40 horas por curso. No fim, o aluno recebe um certificado que comprova totalmente a sua participação.

Espero que essa lista de 6 sites que oferecem cursos gratuitos de tecnologia te ajude de alguma forma. O que você achou? Está interessado em começar algum desses cursos? Conta pra gente!