Início » Finanças » Quando é a Black Friday 2021 e o que você precisa saber sobre a data 🗣️

Quando é a Black Friday 2021 e o que você precisa saber sobre a data 🗣️

Descubra quando é a Black Friday 2021, como surgiu a data e tire algumas dúvidas mais comuns sobre o período de ofertas

Por

A sexta-feira mais esperada pelos varejistas e pelos consumidores está quase aí e ofertas é que não faltam no mês que é marcado por promoções. Continua aqui comigo para saber quando é a Black Friday 2021, entender melhor quando surgiu a data e descobrir o que você precisa saber para aproveitar os melhores descontos do dia.

imagem de uma vitrine com texto "sale" na frente
Quando é a Black Friday 2021 e o que você precisa saber sobre a data. (Imagem: Markus Spiske / Unsplash)

Neste ano, a Black Friday, que marca um período totalmente dedicado à oferta de grandes descontos, acontece no dia 26 de novembro. No entanto, mesmo que a data tenha se tornado mais popular nos últimos tempos, não é de hoje que sua história começou.

Era uma vez uma sexta-feira… 💬

Alguns dizem que o termo surgiu em 1869, decorrente de uma crise financeira em que ações caíram absurdamente na corrida para monopolizar o mercado de ouro, o que acabou gerando um colapso no mercado.

No entanto, no sentido varejista, há quem diga que a história do termo começou na Filadélfia, na década de 1960, quando policiais da cidade reclamaram do congestionamento causado pela quantidade de pessoas que estavam indo acompanhar o jogo de futebol Exército-Marinha e que, ao mesmo tempo, procuravam por boas ofertas logo após o Dia de Ação de Graças.

Assim, a Black Friday (Sexta-feira Preta), surge para representar a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (que sempre acontece na quarta quinta-feira de novembro), indicando o período em que as lojas saem da cor da caneta vermelha nos registros contábeis, que representa a perda de lucro, e passam a utilizar a caneta preta, resultado de altos lucros.

Eu ouvi desconto? 👂

gif de cachorro olhando assustado
A Black Friday marca um período dedicado a grandes descontos. (Imagem: Reprodução / Giphy)

A Black Friday é uma data que movimenta todos os setores do varejo, sejam empresas de produtos ou serviços que aproveitam o momento para elevar os lucros e, consequentemente, ganhar mais audiência para os negócios.

Mas, como já citado lá no comecinho do texto, não são só os varejistas que esperam ansiosamente pelo período. Os consumidores também aproveitam o momento para comprar os produtos que desejam com mais desconto o que, na verdade, os tornam os grandes protagonistas da data.

Pensando nisso – e em você, que eu sei que está só esperando a melhor oferta chegar – vim aqui para responder algumas perguntas que vão te ajudar a aproveitar a data do jeito certo:

1. Onde ficar de olho nas melhores ofertas?

Para aproveitar a Black Friday, nada melhor do que ter fontes confiáveis que mostram as promoções que valem a pena. É por isso que aqui, no Tecnoblog, criamos o Achados do TB, um espaço todo especial, no WhatsApp e no Telegram, para te ajudar a encontrar as melhores ofertas não só na data, mas no ano todinho.

Com a curadoria da Carol e da Laura, todas as informações são checadas para saber se aquele é o melhor preço e se o lugar é confiável. O mais incrível é que nós vamos indicar aquilo que realmente é bom para você, já que somos um veículo independente de tecnologia.

Achados do TB: curadoria real de ofertas, sem rabo preso (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)
Achados do TB: curadoria real de ofertas, sem rabo preso (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

2. Como comprar online com segurança?

É comum, na correria para aproveitar uma boa oferta, esquecermos de algumas coisas básicas de segurança como: verificar se o site é seguro; analisar as formas de contato com a empresa; utilizar VPN; entre outras. Cuidado nunca é de mais, principalmente em uma época em que os cibercriminosos ficam de olho em qualquer possível falha. Por isso, nós fizemos um guia completo com 12 dicas de segurança para você aproveitar a Black Friday numa boa.

3. Como não ser enganado na data?

Em datas muito movimentadas como a Black Friday, vemos muitas pessoas caindo em golpes de promoções falsas. Por isso, nós também preparamos um compilado com 8 dicas do que fazer para não ser enganado na data e optar pelas melhores ofertas (verdadeiras). As dicas podem até parecer simples, mas na euforia para fechar uma boa promoção, acabamos esquecendo dos pequenos detalhes.

4. Como saber se uma oferta vale realmente a pena?

Não é apenas o preço que diz se uma promoção é boa ou não, mas sim um conjunto de fatores como: frete; modelo do produto; comparação entre lojas; e forma de pagamento. Para te ajudar melhor nesse ponto, temos um conteúdo exclusivo que vai te guiar pelas melhores práticas antes de finalizar qualquer compra.

5. É melhor comprar online ou em loja física?

Comprar em uma loja online te oferece mais comodidade e agilidade na escolha e finalização da compra, mas, em contrapartida, você não consegue ver o produto em mãos e deverá esperar alguns dias para receber em casa. Agora, comprar em loja física te permite tocar e experimentar o produto, além de que você já consegue sair com ele em mãos. No entanto, terá que se adaptar ao horário comercial das lojas para pesquisar e comprar o que deseja.

O fato é que ambas as opções possuem lados positivos e negativos, mas tudo depende da experiência que você prefere ter.

6. Como eu posso pagar por uma compra?

Cada loja virtual oferece formas de pagamentos diferentes, mas a maioria delas disponibilizam os métodos padrões como: crédito, débito e boleto. O interessante é que, recentemente, os e-commerces estão oferecendo com mais frequência o pagamento por PIX, o que acaba gerando mais desconto no final da compra já que se configura como um pagamento à vista.

7. Como aproveitar cashback na Black Friday?

A melhor forma é optando por lojas que aceitam pagamento por Méliuz, PicPay, Ame Digital e outras fintechs que oferecem esse benefício. Ou seja, você compra um produto e recebe uma porcentagem do valor de volta para utilizar em compras futuras.

8. Quais são os meus direitos como consumidor?

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) possui uma página exclusiva em seu site sobre cuidados, direitos e soluções de problemas na Black Friday. Entre os direitos citados pelo Idec estão: sete dias para cancelar uma compra; o direito do consumidor saber se um produto está mais barato por defeito; pegadinha em checkout demorado para fazer o consumidor perder a oferta; entre outros.

Vale a pena acompanhar as atualizações do Idec sobre a Black Friday e ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor.

Pronto, agora você sabe quando é a Black Friday 2021 e quais são os melhores caminhos para aproveitar a data. Só não vai esquecer de entrar para o Achados do TB para acompanhar a nossa curadoria de ofertas. 😉

casal correndo dentro de uma loja
Achados do TB faz curadoria das melhores ofertas nos sites mais confiáveis. (Imagem: Reprodução / Giphy)

Com informações: Idec e Black Friday.