Início » Aplicativos e Software » Como desligar o 4G do iPhone quando estiver no Wi-Fi [Assistência Wi-Fi]

Como desligar o 4G do iPhone quando estiver no Wi-Fi [Assistência Wi-Fi]

Dados móveis podem ser usados de forma automática; Saiba desligar o 4G do iPhone para a função de assistência Wi-Fi

Por

A partir do iOS 9 é possível usar, na maioria dos aparelhos, a ferramenta “assistência Wi-Fi” — que vem ativada por padrão nos dispositivos da Apple. Quando a conexão Wi-Fi não estiver boa, o recurso permite que haja alternância automática para o uso de dados do celular. Manter essa configuração ativa pode fazer você usar mais dados móveis do que gostaria. Sendo assim, saiba como desligar o 4G do iPhone para essa função.

Como desligar o 4G do iPhone para a Assistência Wi-Fi (Imagem: Tyler Lastovich/Pexels)
Como desligar o 4G do iPhone para a Assistência Wi-Fi (Imagem: Tyler Lastovich/Pexels)

Tempo necessário: 1 minuto.

É importante destacar que o passo a passo não segue o caminho padrão para desligar o 4G do iPhone. Ou seja, o objetivo do tutorial não é desativar os dados celulares na chave principal — a primeira opção da seção “celular”, em “ajustes”. É preciso desativar a chave do recurso de assistência Wi-Fi. Siga os passos abaixo.

  1. Acesse os ajustes do iPhone:

    Toque em “ajustes” e, depois, em “Celular”;
    Seção de ajustes do iPhone (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

  2. Desative a assistência Wi-Fi:

    Na seção “celular”, deslize a tela para baixo até o final e encontre a opção “assistência Wi-Fi”. Toque na chave para desativar o recurso. A chave ativa fica verde e, quando inativa, fica cinza.
    Como desativar o 4G para a assistência Wi-Fi (Imagem: Reprodução/Gabrielle Lancellotti)

Assistência Wi-Fi: como funciona segundo o app em uso

De acordo com a Apple, a assistência Wi-Fi funciona para a maioria dos aplicativos, como o Safari, Mail, Mapas e Apple Music. Sendo assim, se você tentar abrir uma página no seu navegador, mas não conseguir porque a conexão Wi-Fi não está boa, os dados móveis podem ser usados para carregar o conteúdo.

Entretanto, a ferramenta não é ativada nos casos em que o uso de dados pode ser grande, como acontece nos app de streaming de vídeo ou áudio de terceiros.

Vale ressaltar que a assistência é direcionada a aplicativos que estão funcionando em primeiro plano. Ou seja, o recurso não permite os downloads de conteúdos em segundo plano com o uso de dados do celular. Além disso, se o roaming de dados estiver ativo, também não há alternância.

Com informações de: Apple