Início » Finanças » NYCCoin: Nova York segue Miami e recebe criptomoeda municipal

NYCCoin: Nova York segue Miami e recebe criptomoeda municipal

NYCCoin será lançada nesta quinta-feira; projeto é desenvolvido pela CityCoins e recebeu o apoio do presidente eleito de Nova York, Eric Adams

Por

O próximo prefeito de Nova York, Eric Adams, já demonstrou ser um grande entusiasta das criptomoedas e adiantou projetos antes mesmo de assumir o cargo. Agora, o político deu sua benção a uma iniciativa que planeja lançar um token nativo do município ainda nesta semana. A chamada NewYorkCityCoin (NYCCoin) deve chegar nesta quinta-feira (11) para gerar receita dedicada a políticas públicas na cidade.

Criptomoedas e dólar americano (Imagem: David McBee/Pexels)
Criptomoedas e dólar americano (Imagem: David McBee/Pexels)

A iniciativa é da empresa CityCoins, que desenvolve esse novo tipo de criptomoeda para cidades. O único exemplo prático que temos até então é o de Miami e sua MiamiCoin (MIA), projeto realizado pela companhia e encabeçado pelo prefeito Francis Suarez. Desde seu lançamento em agosto, a moda digital já rendeu ao município mais de US$ 21 milhões, segundo um levantamento feito pela CityCoins.

NYCCoin vai gera renda para investidores e prefeitura

Essas criptomoedas municipais são desenvolvidas utilizando o protocolo Stacks (STX), construído sobre o blockchain do bitcoin (BTC) para habilitar contratos inteligentes e emitir novas moedas digitais. Elas funcionam como um sistema de apoio a governos municipais, que geram receita tanto para a prefeitura quanto para o detentor do ativo.

Mineradores enviam tokens STX, que valem cerca de US$ 2,7, para gerar novas NYCCoin. Eles são então recompensados com as unidades da criptomoeda municipal que possui seu valor próprio, enquanto os STX usados no processo de mineração não são gastos ou queimados, mas revertidos em 70% para detentores da moeda digital municipal e 30% para os cofres da cidade, podendo ser convertidos em dólares a qualquer momento.

Esquema que demonstra o funcionamento do NYCCoin (Imagem: Reprodução/ CityCoins)
Esquema que demonstra o funcionamento do NYCCoin (Imagem: Reprodução/ CityCoins)

A nova NewYorkCityCoin está com seu lançamento previsto para esta quinta-feira, com a proposta liderada pela CityCoins e endossada pelo prefeito eleito da cidade de Nova York. Na última terça-feira, a companhia tweetou que ativaria a mineração da NYCCoin, indicando que a cidade de Nova York foi escolhida pela comunidade para ser o próximo município a receber sua própria criptomoeda.

Novo prefeito de NY quer atrair industria cripto

A iniciativa surgiu depois que Adams declarou na semana passada que queria ter uma “CityCoin para NYC”, como já existe em Miami. O futuro prefeito também deixou claro no dia seguinte a sua eleição que quer transformar Nova York em um polo da indústria cripto, rivalizando com Suarez. Ele também prometeu receber seus três primeiros salários em bitcoin, para incentivar o uso da criptomoeda.

“Devemos abrir nossas escolas para ensinar tecnologia (criptomoedas) para ensinar essa nova forma de pensar”, disse Adams no programa State of the Union, da CNN, no último domingo.

No entanto, Adams só assumirá o cargo em janeiro de 2021, portanto ele ainda não tem o poder para firmar uma parceira oficial com a CityCoins a respeito do token municipal que será lançado amanhã. O projeto anda sozinho e não é uma iniciativa estatal, então os fundos reservados para o tesouro municipal estarão disponíveis permanentemente para a prefeitura. Adams só precisa conseguir a autorização para que essas criptomoedas sejam retiradas e direcionadas aos cofres públicos.

Com informações: Bloomberg