Windows 11 impede truque que permitia abrir links fora do Microsoft Edge

EdgeDeflector parou de funcionar na última atualização do Windows 11, mas outra ferramenta surgiu para fazer a mesma função

Murilo Tunholi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Edge (Imagem: Reprodução)

A Microsoft está cada vez mais forçando o uso do Edge como navegador padrão do Windows 11. Na nova versão do sistema, só é possível abrir links exibidos na barra de busca ou na Cortana pelo Edge, mesmo se outro navegador estiver configurado como padrão. Para driblar essa limitação, usuários criaram ferramentas que permitem redirecionar as páginas.

Até a última atualização, dava para usar um Widget chamado EdgeDeflector para fazer esse trabalho, porém ele parou de funcionar com a chegada da build 22494 do Windows 11, em 3 de novembro. O próprio desenvolvedor da ferramenta confirmou na página oficial do GitHub que o projeto foi descontinuado por causa de uma mudança no sistema operacional.

Para não deixar os usuários desemparados, outro usuário criou um widget parecido, o MSEdgeRedirect. Segundo o desenvolvedor Robert Maehl, a ferramenta “filtra e transfere os argumentos de linha de comando dos processos do Microsoft Edge para o seu seu navegador padrão”.

O download do MSEdgeRedirect está disponível de graça no GitHub. Contudo, para que o Widget funcione é preciso manter o programa aberto o tempo todo enquanto o computador estiver ligado. Se quiser facilitar o processo, basta colocar a ferramenta para ser inicializada junto do Windows.

Edge será integrado ao Office e terá mais propagandas

É possível que o MSEdgeRedirect tenha o mesmo destino do EdgeDeflector, já que a Microsoft não vai descansar até que todos aceitem o Edge como navegador padrão do Windows. Nas próximas atualizações, a empresa quer incluir ainda mais recursos no navegador para aprimorar a experiência dos usuários.

Uma das novidades será a chegada da integração com o pacote Office, como Word, Power Point e Excel. Assim, vai dar para criar documentos com apenas um clique direto pelo gerenciador de abas do navegador. Essa função já está sendo bastante criticada por usuários no Reddit que gostam de usar uma versão mais limpa do Edge.

Além de colocar o pacote Office no Edge, a Microsoft vai passar a exibir mais propagandas e recomendações no navegador. As notificações vão aparecer na forma de pop-ups que poderão ser fechados com um click, mas que mesmo assim devem incomodar uma boa parte dos usuários.

Com informações: XDA, Windows Latest.

Receba mais sobre Microsoft Edge na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Ex-autor

Jornalista, atua como repórter de videogames e tecnologia desde 2018. Tem experiência em analisar jogos e hardware, assim como em cobrir eventos e torneios de esports. Passou pela Editora Globo (TechTudo), Mosaico (Buscapé/Zoom) e no Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. É apaixonado por gastronomia, informática, música e Pokémon. Já cursou Química, mas pendurou o jaleco para realizar o sonho de trabalhar com games.

Canal Exclusivo

Relacionados