Início » Aplicativos e Software » O que é uma imagem RAW?

O que é uma imagem RAW?

Saiba o que é uma imagem RAW; se bem trabalhado, esse tipo de arquivo consegue entregar uma qualidade superior a de outros formatos

Por

A fotografia tem alguns termos que podem parecer confusos de entender. O RAW, por exemplo, é associado a fotos de maior qualidade, mas além dessa característica, há outros pontos interessantes sobre esse tipo de arquivo. Abaixo, vou te explicar o que é uma imagem RAM.

RAW é um formato de arquivo de imagem digital que contém todos os dados da foto. Esse tipo de arquivo não sofre compressão, podendo ser editado para entregar mais definição e fidelidade de cores.
Imagens em RAW oferecem um resultado melhor (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O RAW é um formato de arquivo de imagem que contém todos os detalhes da foto capturada. Ele oferece mais informações de cor e luminosidade que fotos em JPEG, por exemplo, que deixa de lado alguns pontos para entregar uma imagem otimizada e leve, ocupando assim menos espaço no cartão SD da câmera ou no armazenamento interno do smartphone.

Ao capturar uma foto em RAW, o software não aplica nenhum tipo de compressão para evitar perda de qualidade, algo que, naturalmente, gera arquivos bem maiores que o comum.

Para aproveitar todo o seu potencial, é preciso utilizar um programa de edição de imagem e ter um certo conhecimento em fotografia para conseguir um resultado satisfatório, pois o formato permite trazer mais definição, variedade nos tons de cores e flexibilidade de luminosidade — ele também consegue ser interessante para fotos em preto e branco.

Arquivos em RAW são mais sensíveis a alterações, sendo uma ótima opção para quem deseja aplicar sua própria identidade visual nas fotos ou até mesmo para fotógrafos casuais que buscam imagens com mais fidelidade e qualidade.

Vantagens do RAW

  • Mais tons de cor quando comparado a uma imagem JPEG, pois contém uma faixa dinâmica mais ampla e uma gama de cores maior;
  • Recuperação de realces e sombras em imagens subexpostas ou superexpostas;
  • Melhor controle ao ajustar cores, balanço de branco, brilho e contraste;
  • Melhor nitidez.

Desvantagens do RAW

  • Precisa ser prós-processado (editado), adicionando mais tempo ao fluxo de trabalho;
  • Requer um armazenamento maior, tanto da câmera/smartphone quanto do computador que mantém os arquivos salvos;
  • Nem todos os programas e editores de imagens abrem arquivos RAW;
  • Backups demoram mais tempo devido ao tamanho dos arquivos.

Pronto, agora você já sabe o que é uma imagem RAW e como ela consegue ser melhor que outros formatos.