Como contar caracteres no Google Docs

Saiba como contar caracteres no Google Docs; o recurso está disponível tanto na versão web quanto no aplicativo para celular

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)
Google Docs em um iPhone (Imagem: Tecnoblog)

O Google Docs tem ferramentas úteis para quem trabalha com textos. Uma delas é o contador de caracteres que, como o próprio nome sugere, informa a quantidade de caracteres (com ou sem espaço), páginas e palavras contidas em um documento inteiro ou em partes selecionadas. Abaixo, vou te mostrar como ativar esse recurso.

Tempo necessário: 1 minuto

Esse recurso está disponível para todos os usuários do Google Docs, tanto na versão web quanto no aplicativo para Android e iPhone (iOS). Curiosamente, ele não pode ser encontrado em outros serviços da empresa, como no “Google Sheets” e “Google Slides”.

Vale ressaltar que, se você não selecionar uma parte específica do documento, a contagem incluirá todas as páginas, palavras e caracteres, deixando de lado apenas cabeçalhos, rodapés e notas de rodapé.

Caso queira, também é possível manter o recurso ativado enquanto digita, facilitando o trabalho em textos que necessitam de uma quantidade específica de palavras.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como contar caracteres no Google Docs:

  1. Abra o documento:

    Acesse docs.google.com e abra o documento que deseja fazer a contagem;Acesse o site do Google Docs e abra o documento (Imagem: Reprodução/Google Docs)

  2. Selecione o texto:

    Para contar as palavras de um trecho específico, selecione-o com o mouse — se a contagem for para o documento inteiro, apenas prossiga para o próximo passo;Selecione um trecho do texto ou pule para o próximo passo para a contagem do documento inteiro (Imagem: Reprodução/Google Docs)

  3. Ative o recurso:

    No topo da tela, clique na aba “Ferramentas” e depois em “Contagem de palavras”;Clique em "Contagem de palavras" para ativar o recurso (Imagem: Reprodução/Google Docs)

  4. Confira a contagem:

    O site vai abrir um pop-up mostrando quantas páginas, palavras e caracteres (com ou sem espaço) estão inseridos no trecho selecionado ou no documento inteiro. Para exibir a contagem em tempo real, marque a caixinha “Mostrar a contagem de palavras ao digitar”.Confira o resultado. Para exibir a contagem em tempo real, marque a caixinha “Mostrar a contagem de palavras ao digitar” (Imagem: Reprodução/Google Docs)

Como contar caracteres no aplicativo do Google Docs

O processo abaixo funciona da mesma forma tanto no app para Android quanto na versão para iPhone (iOS).

  1. Abra o aplicativo e toque no documento que deseja realizar a contagem;
    Abra o documento (Imagem: Reprodução/Google Docs)
  2. Toque nos três pontinhos no canto superior direito e depois em “Contagem de palavras”;
    Toque nos três pontinhos e depois em “Contagem de palavras” (Imagem: Reprodução/Google Docs)
  3. O app vai informar a quantidade de palavras e caracteres.
    Veja a quantidade de palavras e caracteres (Imagem: Reprodução/Google Docs)

Pronto, agora você já sabe como contar caracteres no Google Docs.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Docs na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados