Início » Celular » O que significa o mAh nas baterias do smartphone, tablets e afins?

O que significa o mAh nas baterias do smartphone, tablets e afins?

Sempre que paramos para olhar uma bateria de smartphones ou tablets, uma expressão fica em nossa cabeça; saiba o que significa o mAh

Por

Sem a bateria de seu celular, tablet ou afins, o seu uso diário ficaria totalmente comprometido (se não impossível). Sendo assim, muitas pessoas consideram essa peça uma das mais importantes desses tipos de aparelhos eletrônicos. É claro que não há a necessidade de conhecer tudo sobre cada componente de seu smartphone, porém vale ter informações em mãos como o que significa o mAh nas baterias. Confira!

o que significa mAh
Bateria de smartphone (Imagem: Unsplash / Tyler Lastovich)

Significando “miliampere-hora”, o mAh é a capacidade da bateria de seu aparelho. A letra “A” maiúscula deve-se ao fato de que no Sistema Internacional de Unidades, o “ampere” é sempre representado com a primeira letra nessa forma. Vale ressaltar que essa medida é direcionada para baterias de menor tamanho. As maiores como as de carro, por exemplo, usam a denominação “Ah” e comportam cerca de 1000 mAh em uma única unidade.

Tanto o miliampere quanto o ampere são unidades de medida da intensidade de uma corrente elétrica. É a forma que as pessoas usam para definir a força da energia de uma bateria. O número de um mAh significa muito para quem utiliza aparelhos móveis, especialmente.

Como calcular o mAh

Ao se deparar com um certo número que significa o mAh de uma bateria, é normal a pessoa achar que essa é a única definição de seu poderio. Quanto maior esse número, melhor é a potência e mais tempo vai durar a carga em seu smartphone. Infelizmente, não é bem assim que as coisas funcionam.

É bom saber que a performance da bateria depende das condições do aparelho e de seus componentes como tela e processador. É claro que o tempo de uso também é um fator relevante na hora de fazer os cálculos, pois peças mais velhas têm a tendência a durar menos. Ou seja, um número alto de mAh não significa, necessariamente, uma longa duração do aparelho. Pensando nisso, a fórmula base é:

Capacidade = Corrente (mA) X hora tempo (h)

Por exemplo: Se o aparelho que está usando consome cerca de 700 mA e a sua bateria tem 2100 mAh, sua duração deverá ser de 3 horas.

2100 = 700 x 3

mAh significa valor?

Como dito acima, um número alto de mAh não é o único fator para que uma bateria dure bastante tempo. Com isso em mente, é fácil entender que isso também não é uma definição para o seu valor. Há aparelhos como smartphones e tablets que podem permanecer em uso por muitas horas, dependendo de quais funções estão ativas.

Se você tem um celular cuja bateria tem uma capacidade de 2000 mAh, porém pouco usa o aparelho. É provável que o tempo de duração seja maior do que o de um outro periférico com um mAh maior, mas que está sempre ligado e em uso. A questão de capacidade do mAh não significa que é mais valioso. Isso depende das intenções do usuário com o smartphone, tablet ou afins.

Por outro lado, é comum encontrar baterias externas com enormes capacidades de mAh por preços mais altos do que as comuns. É claro que, nesses casos, o volume é um fator importante, já que oferece diversas conveniências para o usuário.

Vale lembrar que aparelhos modernos não têm baterias removíveis. As empresas passaram a usar peças presas aos celulares por vários motivos, desde para reduzir o tamanho do periférico a aumentar a sua capacidade. Sendo assim, é importante sempre conferir o quanto o número de mAh significa para o seu uso diário.

Se você for uma pessoa que usa bastante o seu smartphone, então vale o pensamento de ter um aparelho com uma bateria satisfatória ou ter em mãos uma bateria externa para te salvar em momentos mais críticos do dia a dia.

Agora que você já tem todas as informações importantes sobre o que significa o mAh nas baterias, já está pensando em calcular quanto tempo o seu smartphone deve durar com uma carga completa? Conta pra gente!

Com informações: Panasonic.