Como remover espaço em branco no Excel

Uma planilha toda desconfigurada pode atrapalhar sua produtividade; veja como remover aquele espaço excessivo no Excel

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pessoas em reunião com seus respectivos notebooks. (Imagem: Windows/Unsplash)

É comum abrir um documento no Excel e encontrar espaços excessivos entre as palavras. Além de causar um certo desconforto visual, essa formatação pode atrapalhar até mesmo seu trabalho. Imagine que você precise comparar células com o mesmo conteúdo. Agora, imagine que uma delas possua um espaçamento a mais — com certeza a função dará erro. Para evitar esse tipo de dor de cabeça, veja como remover espaço em branco no Excel.

Tempo necessário: 3 minutos

O tutorial abaixo vai te ajudar a remover os espaços em branco tanto entre as palavras, quanto à esquerda ou direita do seu texto.

  1. Abra o arquivo no Excel

    Acesse a pasta onde o documento está armazenado e dê dois cliques; se preferir, abra o Excel, vá em “Abrir” e procure pelo arquivo;

  2. Crie uma nova coluna para inserir o texto limpo

    Ao lado da coluna com os dados que possuem espaço em branco, escreva um nome temporário só para sinalizar que será a coluna com o texto corrigido — aqui nomeamos de “Atualizada”; Coluna adicionada para remover o espaço em branco

  3. Insira a função “Arrumar” na nova coluna

    Clique na célula que está ao lado da que será corrigida e insira a função “=ARRUMAR”; entre parênteses coloque a célula que será limpa. Por exemplo: “=ARRUMAR(A2)”; em seguida, aperte o enter do seu teclado;Função "ARRUMAR" no Excel para remover espaço em branco

  4. Utilize o preenchimento automático para o resto da coluna

    No cantinho da célula que recebeu a função, terá um sinalzinho de “+”; arraste ele para baixo para preencher as outras células e, assim, arrumar toda a planilha.Como usar a função na coluna toda

Como excluir quebras de linha e caracteres não imprimíveis

Além daqueles espaços em excesso, é possível que um documento também venha acompanhado com quebras de linha e caracteres não imprimíveis. Nestes casos, só a função “Arrumar” não irá organizar sua planilha. 

Se você tentou o tutorial acima e mesmo assim não conseguiu o resultado esperado, use “=TIRAR” para remover esse tipo de espaço no Excel.

O processo é bem parecido com o que ensinamos acima, a única diferença é a função mesmo. Assim, se quiser remover os caracteres especiais da célula A2, por exemplo, adicione uma coluna provisória ao seu lado e insira a fórmula “=TIRAR(A2)”.

Com informações: Exceljet e Microsoft

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados