Elon Musk recebe ministro para discutir Starlink em escolas do Brasil

Fábio Faria encontra com Elon Musk e presidente da SpaceX; ministro também visitou OneWeb, que concorre com a Starlink no mercado de satélites de baixa órbita

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 4 meses
Fábio Faria e Elon Musk
Fábio Faria e Elon Musk (Imagem: Reprodução/Twitter)

Já tem algum tempo que se fala sobre a chegada da Starlink no Brasil. O CEO da SpaceX, Elon Musk, recebeu o ministro das Comunicações, Fábio Faria, para discutir o uso de internet via satélite da empresa para levar conectividade a escolas rurais e monitoramento da floresta amazônica. A companhia recentemente recebeu a homologação da Anatel para o seu roteador doméstico.

O ministro Faria visitou a sede da SpaceX nos Estados Unidos e conversou com Gwynne Shotwell, diretora de operações da companhia. O político posteriormente encontrou com Elon Musk em Austin, no Texas, e divulgou no seu perfil do Twitter que busca uma parceria com a Starlink para expandir o programa Wi-Fi Brasil e conectar “todas as escolas rurais que estão faltando”.

A parceria buscada por Faria também envolve o uso da tecnologia da SpaceX para preservação da Amazônia e “todos os locais remotos no Brasil”. Nada concreto foi revelado pelo ministro ou pela empresa.

Ministério das Comunicações também conversa com OneWeb

Além da Starlink, Faria também se reuniu com a OneWeb, outra empresa de satélites de baixa órbita. O encontro ocorreu em Glasgow durante a COP26. O ministro publicou no Twitter que a empresa irá lançar dois centros de controle no Brasil e que a empresa “têm grande interesse em colaborar para atender localidades e escolas rurais, além de ajudarem na proteção da Amazônia”.

Tweet de Fábio Faria, que diz: "Reunião em Glasgow com a empresa  @OneWeb , que possui 350 satélites de baixa órbita, planeja alcançar 500, e está lançando 2 centros de controle no Bandeira do Brasil. Eles têm grande interesse em colaborar para atender localidades e escolas rurais, além de ajudarem na proteção da Amazônia. 🛰Bandeira do Brasil"

Atualmente, o Wi-Fi Brasil é prestado através do SGDC-1, satélite brasileiro operado pela Telebras. O programa cria pontos de acesso à internet em locais com estado de vulnerabilidade social e que não são atendidos por outras operadoras. Os hotspots são instalados em escolas, bibliotecas, pontos de saúde, comunidades quilombolas, assentamentos rurais, aldeias indígenas, entre outros.

A chegada da Starlink no Brasil já é esperada há mais tempo. A SpaceX abriu um CNPJ para a empresa de internet em março de 2021 e solicitou o direito de exploração de satélites para a Anatel no mês de maio.

Alguns equipamentos terrestres da Starlink já foram homologados pela Anatel, incluindo antenas de satélite com capacidade de transmissão de até 4 Gb/s. A certificação mais recente foi do roteador UTR-201, modelo de primeira geração que é utilizado nas casas dos assinantes.

Roteador Starlink passa por homologação no Brasil (imagem: reprodução/Anatel)
Roteador Starlink passa por homologação no Brasil (imagem: reprodução/Anatel)

Ainda não há data exata para o início das vendas dos planos de internet via satélite da Starlink. Por enquanto, a companhia diz que planeja ter cobertura no Brasil em 2022 e solicita um depósito reembolsável de US$ 99 para quem quiser entrar na fila de espera do serviço.

Receba mais sobre Starlink na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados