O que é um certificado digital?

Garantindo a identidade no mundo online; saiba o que é um certificado digital, para que serve e quais são os benefícios

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é certificado digital? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Atualmente, a maior parte de nossas operações do cotidiano são feitas por meios digitais e online. Veja abaixo, o que é um certificado digital, para que serve e quais são os benefícios de manter sua identidade garantida eletronicamente no dia a dia. As assinaturas digitais podem parecer o mesmo que certificados, mas tem suas diferenças.

Tecnicamente falando

Um certificado digital é um arquivo ou senha eletrônica que prova a autenticidade de um dispositivo, servidor ou usuário por meio do uso de criptografia e da infraestrutura de chave pública (PKI).

A autenticação de certificado digital ajuda as organizações a garantir que apenas dispositivos e usuários confiáveis possam se conectar às suas redes. Outro uso comum de certificados digitais é para confirmar a autenticidade de um site em um navegador da web, que também é conhecido como camada de soquetes segura ou certificado SSL.

Quais são os benefícios do certificado digital?

Basicamente, segurança e proteção. Por identificar no meio eletrônico, o certificado permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.

Onde são mais utilizados

Podem ser utilizados em qualquer tipo de plataforma que necessite de proteção de dados, mas o uso comum são em portais oficiais que trabalham com a emissão de documentos. De fato, substitui uma assinatura pessoal feita nas agências presenciais. Para os trabalhadores, facilita e muito a emissão de notas fiscais, para aqueles que trabalham como MEI, evitando fraudes com emissão de notas frias em nomes de terceiros.

Quais são os modelos disponíveis

Certificado digital A1

É emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone e tablet). Com a validade de 1 ano. Serve somente para um único dispositivo, e tem o valor mais barato.

Certificado digital A3

Este tipo é emitido e armazenado em mídia criptográfica (Cartão, Pendrive, Token ou Nuvem). Sua validade varia de 1 a 5 anos. Por ser portátil e ter uma validade maior, é o modelo mais custoso para aquisição.

Quem emite os certificados?

São agências certificadas para controle dos arquivos criptográficos. Os certificados digitais são emitidos por empresas, que assinam um certificado para provar a autenticidade do indivíduo ou organização que fez a solicitação.

A empresa é responsável por gerenciar a verificação de controle de domínio e verificar se a chave pública anexada ao certificado pertence ao usuário ou organização que a solicitou. Eles desempenham um papel importante no processo de PKI e na manutenção da segurança do tráfego da Internet.

Certificado digital X assinatura digital

Basicamente, o certificado funciona como uma carteira de identidade geral, enquanto a assinatura é um “pacto” de chave entre emissor e receptor para validar a comunicação entre os dois pontos.

Um certificado digital é um arquivo que verifica a identidade de um dispositivo ou usuário e permite conexões criptografadas.

A assinatura digital é uma abordagem de hash que usa uma string numérica para fornecer autenticidade e validar a identidade. Uma assinatura digital é normalmente fixada em um documento ou e-mail usando uma chave criptográfica. A assinatura é hash e, quando o destinatário a recebe, executa a mesma função hash para descriptografar a mensagem.

Com informação: Fortinet, Certsign.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre certificado digital na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados