Como descobrir o melhor canal do Wi-Fi para sua casa

Evitando interferência de conexões; saiba como descobrir o melhor canal do Wi-Fi para sua casa e ter o melhor desempenho

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Aparelho marcando sinal de Wi-Fi (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)
Qual o melhor canal de Wi-Fi para sua casa? (Imagem: Stephen Phillips/Unsplash)

Todos já passamos por problemas de conexão Wi-Fi, queda de velocidade ou de conexão por interferência. Veja abaixo, como descobrir o melhor canal do Wi-Fi para a sua casa. Os roteadores trabalham com duas bandas de frequência, ter diversos roteadores operando em uma mesma área pode gerar problemas de interferência nas conexões sem fio.

Qual é o melhor canal?

A resposta para saber qual o melhor canal é simples, o que estiver sendo menos usado por todos os roteadores próximos ao usuário. Antes de falarmos disso, é necessário entender que em cada frequência, seja 2.4 GHz ou 5 GHz, existem quantidades diferentes de canais.

No espectro da banda de 2.4 GHz, a quantidade de canais disponíveis em cada roteador são 13. Desses 13, somente o canal 1, 6 e 11, não se sobrepõem, em teoria são os melhores para se conectar, mas somente se não estiverem todos os roteadores usando o mesmo canal. Na banda 5 GHz são 24 canais que não se sobrepõem, mas a metodologia para descobrir o melhor é a mesma.

Gráfico do uso de canais na frequência 2.4 GHz no Wi-Fi Analyzer (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Gráfico do uso de canais na frequência 2.4 GHz no Wi-Fi Analyzer (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

De uma forma mais simples, o melhor canal, independente da frequência, que não sofrerá interferências de outros roteadores é o que estiver sendo menos utilizado. Para saber essa informação no Windows, assim como no Android, existe o app, Wi-Fi Analyzer, nele é possível ver em gráficos quais canais estão sendo mais usados em cada frequência.

Visualização de todas as conexões próximas, com seus respectivos canais "CA" (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)
Visualização de todas as conexões próximas, com seus respectivos canais “CA” (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Os roteadores modernos, naturalmente buscam os canais menos congestionados, os mais antigos precisam ser alterados manualmente, na página de configuração do roteador. 

Com informação: Setapp, Minim, Techadvisor.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Canal na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados