Como funciona o Google Family Link

Serviço do Google que permite gerenciar o que crianças veem no celular ou tablet; saiba como funciona o Family Link

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Família usando um computador (Imagem: Sofatutor/Unsplash)
Família usando um computador (Imagem: Sofatutor/Unsplash)

Apesar da internet ser uma ferramenta extremamente útil, ela também tem um lado negativo com diversos conteúdos sensíveis, muitos não recomendados para crianças. Felizmente, o Google criou o Family Link para permitir que os pais gerenciem remotamente o celular do filho e escolham o que ele pode ver. Abaixo, vou te mostrar como funciona esse serviço e quais recursos disponíveis.

Com o Family Link, os pais podem controlar o celular do filho em vários níveis, definindo determinadas regras digitais básicas para permitir somente a visualização de conteúdos adequados para a sua idade.

O serviço entrega a possibilidade de gerenciar remotamente o celular da criança para aplicar um limite de tempo de uso, localizar o dispositivo, aprovar ou bloquear a instalação de aplicativos na Play Store e muito mais. Confira abaixo a lista dos recursos disponíveis:

  • Gerenciar os aplicativos que a criança pode usar;
  • Aprovar ou bloquear a instalação de aplicativos na Play Store;
  • Visualizar o tempo gasto em aplicativos com relatórios de atividades semanais ou mensais;
  • Definir limites de tempo de uso diário para o celular da criança;
  • Definir limites diários para aplicativos individuais;
  • Definir a hora de dormir para impedir o uso do celular;
  • Ver a localização do celular;
  • Bloquear remotamente o celular;
  • Verificar todos os dispositivos conectados a conta do filho;
  • Tocar um som para localizar o celular.

É importante ressaltar que o serviço não bloqueia todos os conteúdos impróprios, mas alguns aplicativos do Google entregam opções de filtros. O Chrome, por exemplo, tem uma área dedicada a filtragem de pesquisa que pode ser encontrada no aplicativo do Family Link.

No entanto, a empresa afirma que essa medida não é 100% precisa, recomendando aos pais que verifiquem as configurações dos apps, bem como as configurações e ferramentas do Family Link, antes de decidir o que estará disponível para a criança.

Compatibilidade

Para usar o Family Link, o celular do filho precisa rodar o Android 7.0 ou superior, mas o Google afirma que, em alguns casos, o serviço pode funcionar em modelos com Android 5.0 e 6.0.

Já com relação aos pais, o smartphone deve executar o Android 4.4 ou superior. A ferramenta também está disponível para iPhones com iOS 11 ou superior.

Posso usar a conta da escola ou do trabalho para gerenciar o Family Link?

Não, o Google só permite gerenciar um perfil familiar usando uma conta pessoal, como a do Gmail, por exemplo.

Os pais podem usar o Family Link em um navegador?

Sim, acessando families.google.com/families, é possível gerenciar algumas das configurações da conta da criança em um navegador. No entanto, determinados recursos exigem a utilização do aplicativo Family Link no Android ou iPhone (iOS).

Crianças podem usar o Family Link em um Chromebook?

Sim, elas podem fazer login normalmente usando uma conta do Google em Chromebooks. Com o Family Link, os pais podem gerenciar as configurações do computador e da conta, definindo restrições de sites, por exemplo.

Posso usar o Family Link para supervisionar um adolescente?

Sim, o Family Link também pode ser usado para supervisionar adolescentes maiores de 13 anos. Mas ao contrário de crianças menores, eles podem interromper a supervisão a qualquer momento. Se isso for feito, os pais serão notificados e os dispositivos dos filhos ficarão bloqueados temporariamente.

O que acontecerá quando a criança completar 13 anos?

Assim que o filho completar 13 anos, o Google vai permitir que ele faça um upgrade para uma conta normal. Mas antes disso, os pais receberão um e-mail informando que o controle poderá ser encerrado. Se o filho permitir que os pais continuem gerenciando o perfil, as ferramentas de supervisão do Family Link ficarão disponíveis novamente no aplicativo.

Pronto, agora você já sabe como funciona o Family Link, serviço do Google que permite que os pais gerenciem o conteúdo visto pelos filhos no celular ou tablet.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Family Link na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados