Vai comprar um cabo para carregar o iPhone? Preste atenção ao conector

Há duas opções de cabos disponíveis no mercado; saiba porquê e o que fazer para adquirir o acessório compatível com seu carregador

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Cabos Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)
Cabos Lightning (Imagem: Solen Feyissa/Unsplash)

Se você tem um iPhone e pretende comprar um novo cabo de carregamento, é importante ficar atento a uma questão. Em 2020, a Apple implementou uma mudança no acessório que vem na caixa de seus smartphones e, desde então, um novo padrão chegou ao mercado. Abaixo, vou te explicar o porquê dessa alteração no conector e o que fazer para não adquirir um produto incompatível com seu adaptador de tomada.

Por muitos anos, os smartphones da Apple foram vendidos com cabos na seguinte configuração: Lightning em uma ponta e USB-A — conector tradicional compatível com a maioria dos notebooks — em outra.

Em 2019, a empresa decidiu fazer algumas mudanças: o iPhone 11 Pro e 11 Pro Max chegaram ao mercado acompanhados por um adaptador de tomada com porta USB-C, além do suporte a carregamento rápido de 18W.

No entanto, a gigante de Cupertino resolveu manter o iPhone 11 com adaptador USB-A, o mesmo padrão encontrado nas linhas anteriores: iPhone 6, 7, 8, iPhone X, XS e XS Max — até o iPhone SE (2020) trouxe o conector mais comum.

Mudança no padrão

Adaptador USB-C do iPhone 11 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Adaptador USB-C do iPhone 11 Pro Max (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Mas para a infelicidade dos consumidores que têm iPhones “antigos”, essa estratégia mudou em 2020. Isso porque a Apple passou a vender seus novos modelos em uma embalagem contendo apenas o celular e um cabo Lightning para USB-C. O objetivo seria diminuir a geração de lixo eletrônico.

Pouco tempo depois, o mercado começou a ficar cheio de cabos com esse novo padrão, que não servem para quem usa adaptadores de tomada USB-A. Na verdade, eles podem até servir, desde que o consumidor esteja disposto a comprar um conversor de USB-C para USB-A.

Por isso, antes de adquirir um novo cabo para seu iPhone, aconselho que fique atento ao conector do seu carregador, verificando se é USB-A ou USB-C. Assim, é possível escolher o padrão correto para usar no acessório que você já tem em casa, evitando gastos desnecessários na compra de um adaptador compatível.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados