Windows 11 vai ter desempenho da interface melhorado em 2022, diz Microsoft

Usuários têm se queixado de desempenho ruim em ferramentas do Windows 11; Microsoft promete "focar" no problema em 2022

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Notebook Positivo com Windows 11 (imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Como tem sido a sua experiência com o Windows 11? Para muitos usuários, a boa impressão geral que o visual do sistema operacional transmite é prejudicada por falhas de desempenho relacionadas à interface. A boa notícia é que a Microsoft está ciente dos problemas e promete solucioná-los. Em 2022, mas promete.

O Windows Latest aponta que usuários têm recorrido à ferramenta de feedback do programa de testes Windows Insider e às redes sociais para se queixar do desempenho da WinUI, a biblioteca de interface de usuário do sistema operacional.

A performance de aplicativos baseados em XAML, linguagem de marcação para criação de interfaces, também vem sendo questionada.

Há relatos, por exemplo, de lentidão no Explorador de Arquivos. De acordo com alguns usuários, a ferramenta chega a travar em momentos aleatórios, situação que levantou entre eles uma questão muito pertinente: como um recurso fundamental do sistema operacional tem esse tipo de comportamento?

Entre os outros problemas reportados estão lentidões no menu do botão direito do mouse, na área de notificações e nos ajustes de volume.

Essas falhas não se manifestam em todas as instalações do Windows 11, mas existe uma impressão generalizada de que as ferramentas clássicas que receberam uma interface moderna tendem a ter problemas de desempenho.

Sem nenhuma surpresa, as instabilidades são percebidas com mais frequência em computadores de baixo custo, mais precisamente, naqueles que têm GPUs “fracas” — tudo indica que a WinUI consome mais recursos desse componente em relação ao Windows 10.

Microsoft promete melhorar desempenho do Windows 11

Felizmente, a Microsoft não ignorou as reclamações. Em uma sessão de perguntas e respostas no Reddit, a equipe de desenvolvimento do Windows 11 respondeu a um questionamento sobre o assunto com “desempenho será uma área de foco para nós em 2022”.

Ainda de acordo com os desenvolvedores, parte dos esforços de aprimoramento irão para o desempenho do sistema operacional durante a inicialização e, claro, para a renderização de elementos da interface.

Como que parar assegurar que está levando o problema a sério, os desenvolvedores da Microsoft informaram ainda que uma equipe foi criada recentemente só para cuidar, de modo mais profundo, dos aspectos relacionados à experiência do usuário.

Que assim seja.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados