Início » Aplicativos e Software » O que são frameworks?

O que são frameworks?

É com o uso desse tipo de estrutura que o usuário pode modificar e adicionar recursos a um aplicativo; Saiba o que são frameworks

Por

Servindo como uma fundação para a criação de software dos mais variados, as frameworks são peças de grande importância no dia a dia de desenvolvedores e relacionados. É com o uso desse tipo de estrutura que usuários possam dar início a novos trabalhos enquanto poupam um precioso tempo que seria gasto em criar tudo do zero. Saiba o que são frameworks.

O que são frameworks?Também conhecido como "Software Framework", um framework é uma estrutura na qual uma pessoa pode criar um software a partir de sua fundação. Seu objetivo é o de oferecer ao usuário a oportunidade de não precisar começar um trabalho do zero.
Definição de framework (Imagem: Tecnoblog)

Tente visualizar um sanduíche. Se você quiser fazer um lanche do zero, você precisaria adquirir todos os ingredientes, separá-los em uma mesa e montar cada parte dele, inclusive assar os próprios pães. Porém, se você já tiver em mãos os pães cortados e as opções de recheio separadas, tudo o que seria necessário fazer é adicionar os itens na ordem e maneira que quiser. Essa estrutura seria os “frameworks” do seu sanduíche delicioso.

Os frameworks funcionam de forma similar (mas muito mais complexa do que um lanche, claro). Esse tipo de plataforma serve para auxiliar desenvolvedores a criarem seus softwares a partir da adição de códigos. Além disso, muitos funcionam com recursos compartilhados, ou seja, oferecem pacotes de imagens, bibliotecas, documentos, etc para que os usuários possam ter em mãos mais opções.

Suas funções podem ser distintas, dependendo de seu tipo. Porém, todos servem para dar início a um projeto, já que o usuário pode adicionar ou remover recursos com a intenção de dar novas funcionalidades a seu software. É a partir dos frameworks que a maioria dos aplicativos atuais foram feitos.

Alguns exemplos de frameworks

A utilidade desse tipo de estrutura é bem variada. Há peças usadas para criar jogos, sites de internet, documentos, serviços, etc. Plataformas como a Flutter do Google e a Rails (duas opções de código aberto) são opções bastante usadas entre desenvolvedores, engenheiros e afins.

Algumas das ferramentas mais populares são:

  • AngularJS: Um framework JavaScript front-end desenvolvido pelo Google para aplicações para web;
  • Django: Uma ferramenta de código aberto para web escrita em Python;
  • Xamarin: Um dos frameworks mais populares para dispositivos móveis. Pertence a Microsoft;
  • React Native: Mais um exemplo de código aberto, esse framework é escrito em JavaScript e foi desenvolvido pelo Facebook.
frameworks
Há tipos diferentes de frameworks (Imagem: Unsplash / Artem Sapegin)

Com o uso de diferentes estruturas, o seu sanduíche pode ficar bem diferente do que o de uma outra pessoa. Agora que o seu conhecimento sobre frameworks foi expandido, conta pra gente se pretende fazer uso de alguma ferramenta dessas!

Com informações: Code Institute.