Início » Telecomunicações » Como cancelar a linha telefônica de um falecido

Como cancelar a linha telefônica de um falecido

Saiba como cancelar a linha telefônica de um falecido; a solicitação pode ser feita na loja física da operadora, por telefone ou pela internet

Por

As principais operadoras do país (Oi, TIM, Vivo e Claro) permitem que os familiares cancelem a linha telefônica de um falecido. A solicitação pode ser feita em poucos minutos e, após a verificação dos documentos, o número deixa de ser vinculado ao ente querido. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.

Pessoa segurando um celular (Imagem: Pexels/Pixabay)
Pessoa segurando um celular (Imagem: Pexels/Pixabay)

TIM

Se a linha for pré-paga, é necessário ir a uma loja física da TIM para apresentar a certidão de óbito e solicitar o cancelamento. Outro método mais simples consiste em deixar de realizar recargas, assim a linha é cancelada automaticamente em 180 dias.

No caso de linhas pós-pago ou controle, o processo muda um pouco, já que o parente deve ligar para *144, solicitar o cancelamento com o atendente e enviar a certidão de óbito por e-mail, carta ou entregar na loja TIM mais próxima de sua casa. Assim como no pré-pago, também é possível ir uma loja física para cancelar a linha.

Vivo

Na Vivo, o cancelamento é feito mediante a confirmação de dados do cliente — nome completo, número da linha, CPF e apresentação da certidão de óbito.

A solicitação pode ser realizada de três formas: acessando a área de atendimento no site da empresa, pelo número 10315 ou em uma loja física.

Claro

Para que a linha seja cancelada, o parente precisa encaminhar seu RG, CPF e a certidão de óbito do ente familiar para o seguinte e-mail: [email protected] Após o recebimento dos dados, a Claro responderá a solicitação em até 5 dias úteis.

Apesar do atendimento por e-mail ser mais simples, o solicitante também pode cancelar a linha em uma loja física da operadora. Nesse caso, ele deve apresentar os mesmos documentos citados acima.

Oi

O cancelamento da linha pode ser feito ligando para a central de relacionamento da Oi (*144 de outra linha Oi ou 1057 de qualquer telefone). Para iniciar a solicitação, o parente deve confirmar os dados da pessoa falecida — nome, CPF e RG — e apresentar a certidão de óbito.

Pronto, agora você já sabe como cancelar a linha telefônica de um falecido.