Por que comprar ou alugar jogos de contas existentes não é uma boa ideia?

Mesmo parecendo conveniente e mais barato, há perigos em comprar ou alugar jogos de contas existentes; saiba melhor quais são

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
alugar jogos
Cuidado com essa de comprar ou alugar jogos de contas existentes (Imagem: Unsplash / Sigmund)

A possibilidade de comprar ou alugar jogos de contas existentes pode parecer algo extremamente atraente. Seja porque você quer pagar o mais barato possível ou porque não é o tipo de pessoa que se apega a itens físicos e digitais. De qualquer forma, há vários vendedores, lojas e terceiros que oferecem serviços desse tipo pela internet. Porém, mesmo tendo uma cara interessante, essa nem sempre é uma boa ideia. Saiba os motivos.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o compartilhamento de contas é ilegal. Empresas como Nintendo, Microsoft e Sony não permitem que os usuários dividam suas contas com outras pessoas. Essa proibição sempre encontra-se nos termos de uso de cada plataforma.

“Tudo bem, Ricardo, mas eu me considero um anarquista dos joguinhos!”

Se você não se importa em descumprir as regras estabelecidas pelas empresas que acompanha, então pode ser interessante pensar nos outros motivos pelos quais comprar ou alugar jogos de contas existentes não é uma boa ideia.

Problemas relacionados a comprar ou alugar jogos de contas existentes

Como explicado pelo Murilo Tunholi na matéria sobre serviços de aluguel de consoles e jogos:

“A prática de vender ou alugar jogos de contas existentes é comum no mercado cinza, pois os indivíduos não vendem os games em si, mas sim o acesso aos perfis da PlayStation Network, Xbox Live ou Conta Nintendo usados para comprar esses títulos.

O compartilhamento funciona da seguinte forma: um indivíduo paga para receber as credenciais de um perfil com jogos e registra essa conta como a principal no console. Em seguida, o jogador coloca os seus próprios dados e entra como usuário secundário. Assim, ele pode baixar qualquer game comprado pelo perfil principal.”

A partir daí, alguns problemas podem surgir ao comprar ou alugar esses jogos. Confira:

  • Pode ocorrer um banimento do usuário ou até mesmo do console de todos os serviços online da empresa;
  • A conta e o jogo podem deixar de serem acessíveis a qualquer momento, já que o comprador não possui os dados principais de login. Isso é muito comum quando o título é adquirido via contas secundárias;
  • Essa prática é usada comumente como golpe, com o vendedor desaparecendo e retirando o acesso aos jogos logo que recebe o dinheiro;
  • Muitas vezes, a conta usada para adquirir os títulos fez uso de cartão de crédito roubado ou algo similar. Sendo assim, a pessoa que quis comprar ou alugar jogos de contas existentes pode acabar se envolvendo em algum crime mais complicado;
  • Conquistas, troféus e semelhantes ficam presos às contas, ou seja, se você adquirir um game de uma outra conta e jogar com a sua, o seu progresso não ficará registrado se fez uso de uma conta secundária.

Pode ser extremamente tentador pagar mais barato naquela obra que tanto está afim de jogar, mas aquele velho ditado de “o barato sai caro” é uma máxima nessas situações.

Há inúmeros sites que acabam oferecendo a possibilidade comprar ou alugar jogos de contas existentes ou compartilhadas, porém é muito importante entender que tudo isso é uma forma de golpe.

Você já teve alguma experiência com esse assunto? Deixe o seu comentário!

Com informações: How To Geek.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Nintendo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados