Fairphone 2, lançado há anos com Android 5.0, inicia testes do Android 10

Lançado no fim de 2015 com Android 5 (Lollipop) e chip Snapdragon 801, Fairphone 2 recebe versão experimental do Android 10

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fairphone 2 (Imagem: Divulgação/Fairphone)

Fairphone 2 é conhecido pela sua proposta de ser ético e sustentável. Mas a sua fama também engloba outros fatores: o celular lançado há seis anos com Android 5 (Lollipop) começou a receber o Android 10 Beta nesta terça-feira (23). O período de testes foi iniciado poucos meses após a liberação do Android 9 (Pie) ao smartphone.

O update foi anunciado pelo Twitter. “Nosso Fairphone 2 de 6 anos de idade está sendo atualizado para o Android 10. São 7 anos de suporte de software! Uma inovação no setor para um dispositivo Android”, informaram. “Juntamente com a comunidade de código aberto, construímos o sistema operacional. Prova que é possível colocar a sustentabilidade no centro da tecnologia.”

De acordo com o comunicado da companhia, atualmente, somente o beta do Android 10 está liberado. Mas já há uma previsão de quando a versão estável deve chegar aos usuários: “começo de 2022”. A fabricante também vai começar a experimentar o Android 11 no Fairphone 3 e Fairphone 3+ nesta semana.

Fairphone 2 recebeu atualização para o Android 9 (Pie) em março (Imagem: Divulgação/Fairphone)
Fairphone 2 recebeu atualização para o Android 9 (Pie) em março (Imagem: Divulgação/Fairphone)

Fairphone 2 recebeu Android 9 (Pie) em março

Esta é mais uma atualização oferecida ao Fairphone 2, celular lançado em dezembro de 2015 com Android 5 (Lollipop). Após um período de testes iniciado em junho de 2020, a fabricante disponibilizou o Android 9 (Pie) ao smartphone em março. Anteriormente, os usuários tinham acesso ao Android 7 (Nougat), que foi liberado em 2018.

O período de suporte da Fairphone chama a atenção por superar as políticas das demais fabricantes. A Samsung, por exemplo, oferece três anos de atualizações do Android para alguns modelos da linha Galaxy A e das famílias mais avançadas. Já as correções de segurança são disponibilizadas por quatro anos aos smartphones.

A Apple está mais próxima da Fairphone neste quesito. Em setembro de 2015, a companhia lançou o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus com iOS 9. Agora, em setembro, a fabricante disponibilizou o iOS 15, que traz novidades como o modo Foco, SharePlay e melhorias em notificações, aos celulares que foram lançados há mais de seis anos.

Caso tenha um Fairphone 2 e queira participar do programa de testes, confira as instruções para se inscrever disponível no fórum da companhia: forum.fairphone.com.

Com informações: Android PoliceFairphone (Twitter) e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados