Início » Internet » O que é UX? [User experience]

O que é UX? [User experience]

Saiba o que é UX e entenda porquê esse termo é tão importante na tecnologia e em diversos outros setores da indústria

Por

O termo UX é muito falado nos dias de hoje, especialmente por pessoas e empresas que trabalham com serviços e produtos digitais. Em geral, esse conceito tem como objetivo oferecer uma boa experiência de uso ao consumidor. Mas o que realmente significa UX e qual sua importância? Abaixo, vou te explicar essas questões.

UX é um termo que serve para designar a experiência do usuário, tendo como objetivo criar meios que ofereçam um uso agradável, simples e prático de serviços, sistemas, produtos ou de qualquer outra coisa.
A experiência do usuário (UX) é extremamente importante (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

UX é a abreviação de “User Experience” (Experiência do Usuário). O termo foi popularizado por Don Norman, executivo da Apple nos anos 90. Para entendê-lo melhor, basta ter em mente que ele serve para designar o modo como qualquer usuário interage com um produto, sistema ou serviço.

Esse conceito está presente no nosso dia a dia e muitas vezes nem percebemos. Por exemplo, você já notou que diversas plataformas (Netflix, Facebook, YouTube, etc.) tem uma interface intuitiva e de fácil navegação? Isso acontece porque essas empresas investem bastante em profissionais de UX, que trabalham para garantir que a experiência seja a melhor possível, eliminando tudo o que possa atrapalhar o usuário ou fazê-lo perder tempo.

A UX tem outras características que vão além de uma interface. Em um site, por exemplo, a velocidade de carregamento, a adaptação para visualização em diversos dispositivos e a facilidade de encontrar tudo o que precisa em poucos cliques, também fazem parte desse termo.

No caso de empresas, quando uma boa UX é construída, há resultados surpreendentes, pois fazendo uma pessoa gostar de um produto que tem tecnologias/recursos diferentes da concorrência, existe uma grande possibilidade dela ser tornar um cliente assíduo da marca — o mesmo pode acontecer em serviços que entregam uma interface simples com funções de fácil acesso.

Resumindo, UX é um termo que serve para designar a experiência do usuário. Ele pode ser aplicado em diversos setores, não apenas na tecnologia, tendo como objetivo criar meios que ofereçam um uso agradável, simples e prático de qualquer coisa. Dessa forma, é possível criar um elo de fidelidade entre aquele que consome (cliente) e aquele que vende (empresa).