Como colocar zero à esquerda no Excel

Se o zero faz diferença para você, aprenda como colocá-lo à esquerda no Excel usando dois métodos: formatação de células e função

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano
como recuperar excel não salvo
Pessoa digitando em um notebook. (Imagem: Corinne Kutz/Unsplash)

O 0 (zero) quando utilizado no início de um número é nulo, pois ele não adiciona valor empregado ali. Por isso, para facilitar nosso trabalho, o Excel automaticamente já o desconsidera quando ele aparece em alguma planilha. Entretanto, a gente sabe que em alguns casos é necessário que ele apareça à frente, por exemplo, quando é o registro de um CEP. Para saber como colocar um zero à esquerda no Excel, continue aqui comigo.

Formatação de células

Tempo necessário: 4 minutos

Existem dois métodos que irão te ajudar a colocar o zero à esquerda na sua planilha. Primeiro, vamos mostrar como fazer com a opção de “Formatar células”. Confira:

  1. Selecione as células que serão alteradas

    Clique na célula que deseja; se for mais de uma, selecione a primeira e arraste para baixo o sinalzinho de “+” que fica no cantinho da célula;Célula selecionada

  2. Vá em “Formatar células”

    Clique com o botão direito do mouse e, em seguida, selecione “Formatar células”;Opção "Formatar células"

  3. Acesse a opção “Personalizado”

    Na guia “Número”, selecione “Personalizado”;Seta indicando a opção de "Personalizado"

  4. Personalize o campo “Tipo”

    Em “Tipo”, coloque a quantidade de 0 que deve ter seu número total. No nosso caso, por exemplo, o número é composto por 4 dígitos, dessa forma, o campo “Tipo” ficou “0000”; depois de personalizar, clique em “Ok”.Alterando o campo "Tipo"

Ao voltar para a planilha, o número que possuir zero à esquerda já será visualizado dessa forma. No caso de cada célula ter uma quantidade diferente de caracteres, você deve personalizar separadamente.

Função Texto

A Função “Texto” também vai te ajudar a formatar os números da planilha como deseja. É só usar a coluna ao lado dos seus dados para receber o padrão novo. 

  1. Insira a função “Texto”
    A fórmula é usada da seguinte forma: =TEXTO (valor;”formato do texto”). Em valor, você coloca a célula que está com os seus dados atuais e em formato do texto você adiciona o 0 na quantidade de caracteres que a sequência numérica deve exibir. Para ficar mais fácil, é só ver nosso exemplo que ficou =TEXTO(A2;”0000″); depois, é só apertar o enter do seu teclado; Função usada para colocar zero à esquerda
  2. Use o preenchimento automático para as outras células
    Selecione a célula configurada e arraste para baixo o sinalzinho de “+”.

Pronto! Agora que já colocou o zero à esquerda você já pode seguir com seu trabalho normalmente, compartilhar e até imprimir a sua planilha.

Com informações: Microsoft e Excel Campus

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Excel na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados