Zelda: Ocarina of Time do N64 passa por engenharia reversa para receber mods

Fãs descobrem engenharia reversa de Zelda: Ocarina of Time por completo, mas não planejam lançar versão do jogo para PC, o foco deve ser em pesquisa

Felipe Vinha
Por
Zelda tem código descompilado por fãs (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Um grupo de fãs acaba de descompilar por completo o código de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, do Nintendo 64, e disponibilizar online, via GitHub. O projeto faz engenharia reversa do jogo clássico mas com objetivo de pesquisa, caça por bugs não descobertos e também a criação de modificações diversas.

A engenharia reversa pode gerar resultados bem inesperados, como segredos de desenvolvimento ainda não descobertos ao longo de todos estes anos – Ocarina of Time foi lançado na década de 90, vale lembrar.

Além disso, o grupo responsável pela obra garante que o objetivo de tudo isso não é criar uma “versão PC” do jogo, e sim pesquisa e desenvolvimento. “Qualquer potencial adaptação que pode vir após isso não será feito no nosso servidor de Discord ou na comunidade ZeldaRET como um todo”, alegam, possivelmente com algum receio de serem acusados de lançar conteúdo da Nintendo não-autorizado.

O melhor Zelda

The Legend of Zelda: Ocarina of Time é considerado, por muitos fãs, como o melhor Zelda já feito. O jogo surpreendeu por ser o primeiro da saga totalmente 3D e por tirar proveito do Nintendo 64, capaz de gerar gráficos avançados em sua época.

O game tem uma versão vasta de Hyrule e masmorras criativas, ainda que algumas sejam cansativas. Combate, gráficos, história, tudo foi bem elogiado por fãs e críticos da época, em especial pela complexidade narrativa, algo então inédito na série.

Ocarina of Time também já foi relançado algumas vezes, especialmente em Virtual Console, plataforma virtual que aparelhos antigos da Nintendo apresentavam, como Wii e Wii U, e também no portátil Nintendo 3DS, com gráficos um pouco melhorados em relação à produção original dos anos 90.

Com informações: Exputer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados