Volte às aulas organizado com a ajuda do Anotae

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Fevereiro está logo aí. Alguns dos estudantes brasileiros já voltaram às aulas, enquanto outros esperam ansiosamente pelo início de mais um ano letivo e o reencontro com os colegas de classe e os professores. E claro, tem aquele grupo que gostaria que as férias durassem só mais uma ou duas semanas para aproveitar mais um pouquinho da liberdade de poder acordar no horário que quiser.

Já passei dessa fase de estudante (ao menos até o meio do ano), mas sei como a vida acadêmica pode ser atribulada. São diversas matérias, provas e trabalhos para tomar conta. Se o aluno não organizar bem esses pequenos detalhes, corre o risco de perder as datas e acabar com nota baixa. E na era digital, para quê usar o antigo método de papel, caneta e agenda para marcar essas datas quando você pode automatizar esse esquema? É aí que entra o Anotae.


Criado no ano passado por um grupo de estudantes do colégio Cotemig em Belo Horizonte, o Anotae foi na verdade um trabalho de conclusão de curso. Ele é um serviço gratuito, e ainda em beta, que serve para facilitar a vida dos estudantes, armazenando arquivos, criando grupos para divisão de trabalhos e o mais importante: enviando lembretes para quando tarefas ou avaliações estão chegando perto. Veja abaixo algumas dicas de como melhor tirar proveito dele.

1. Cadastre as matérias

Depois de que você tiver criado sua conta, é necessário inserir as matérias que vai cursar. Afinal, como você vai anotar as tarefas, trabalhos e provas que tem se não tem matérias cadastradas, certo? Esse é o primeiro passo, obrigatório. E sim, eu tive uma professora de Linguagem de Programação com o mesmo nome de um cavaleiro do zodíaco.

2. Marque as datas de tarefas ou avaliações e configure lembretes

Sim, é meio estranho que os professores já tenham datas de provas marcadas desde o primeiro dia de aula, mas já vi isso acontecer tanto no ensino médio quanto na faculdade. Portanto, assim que tiver essas informações, passe-as para o site e configure uma notificação para não esquecer. Esses lembretes podem ser enviados tanto pelo Twitter (via mention) quanto por e-mail. Ou ambos.

3. Tem um trabalho em equipe ou planeja estudar junto com os colegas? Crie um grupo

Ao criar um grupo de trabalho você pode discutir com seus colegas o assunto e dividir tarefas para cada. A cada alteração ou informação nova adicionada no grupo, o Anotae automaticamente envia um e-mail para os membros avisando, então a chance de algo passar despercebido é praticamente nula.

4. Tá na rua e precisa cadastrar algo ou ler alguma informação? Acesse o site móvel.

Os criadores do serviço também lembraram de desenvolver uma versão móvel do site, otimizada para iPhones, iPods touch e até iPads. Por meio do m.anotae.com.br você tem acesso à todas as funções do site, formatadas de uma maneira mais agradável para celulares. E com direito a suporte à tela retina.

Todas essas funções vão facilitar a vida de qualquer pessoa cursando o ensino fundamental, médio ou até a universidade. E se você tiver alguma dúvida, crítica ou sugestão ao projeto, entre em contato com os dois principais desenvolvedores do Anotae pelo Twitter: os usernames deles são @willianmax e @pibo. E bons estudos! 😉

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados