Início » Computador » Intel vai desembolsar US$ 1,5 bilhão para Nvidia

Intel vai desembolsar US$ 1,5 bilhão para Nvidia

Por
8 anos atrás

Um dos maiores acordos da indústria de semicondutores foi anunciado nessa semana. A Intel concordou em desembolsar 1,5 bilhão de dólares para a Nvidia pelo licenciamento de tecnologias na área de recursos gráficos. Esse pequeno valor será diluído nos próximos cinco anos, o que vai garantir uma boa valorização nas ações da companhia.

Esse acordo chega num momento interessante do mercado de informática porque as duas empresas tentam redefinir seus negócios, visando novos consumidores e dispositivos. A Nvidia tinha total interesse nas tecnologias da Intel de chips, por conta dos novos processadores para aparelhos móveis. Já a Intel quer usar as tecnologias da Nvidia para oferecer gráficos de alta qualidade nos smartphones e tablets.

Hoje em dia a Intel é a maior fabricante de processadores para computadores e notebooks, com as linhas Core i3, i5 e i7 liderando seus produtos. Mas sua participação nos dispositivos móveis é quase nula. Enquanto isso, a Nvidia tem participação expressiva no mercado de GPUs, e vem ganhando destaque também no segmento de smartphones por conta de seus chips Tegra, que englobam processador e gráficos.

Nvidia WIN!

Ainda não se sabe como a AMD pretende entrar nos dispositivos móveis. A empresa concorre com a Intel na área de processadores – para PCs – e com a Nvidia no processamento gráfico, uma vez que adquiriu recentemente a ATI.

Com o acordo, as duas empresas encerram as ações que uma movia contra a outra (e vice-versa).

Mais sobre: , , , , , ,