Como gerar o código de acesso do Simples Nacional

O código de acesso do Simples Nacional pode te ajudar a acessar a alguns serviços como consulta e negociação de débitos; veja como gerar um

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Pessoa digitando em um notebook. (Imagem: Kaitlyn Baker/Unsplash)
Pessoa digitando em um notebook. (Imagem: Kaitlyn Baker/Unsplash)

O código de acesso do Simples Nacional é uma sequência numérica gerada pela Receita Federal que permite que empresas optantes por esse regime tenham acesso a alguns serviços como consultas de pendências e emissão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). Hoje, vamos mostrar como gerar o código de acesso se você é uma Pessoa Jurídica. Confira:

Tempo necessário: 3 minutos

O processo é bem simples e rápido. Antes de começar, tenha em mãos o número do CNPJ e CPF; se você for contribuinte do Imposto de Renda Pessoa, precisa ter também o número do recibo de entrega da última declaração; caso seja isento, será necessário o número do título de eleitor e data de nascimento.

  1. Entre no site do Simples Nacional

    Acesse o link https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/ em seu navegador;

  2. Acesse a área de Serviços do Simei

    Do lado esquerdo da tela, na parte superior, clique em “Simei Serviços”;Home do portal Simples Nacional

  3. Vá em “Usando código de acesso”

    Role a tela até o final, lá embaixo selecione o texto “Clique aqui” abaixo de “Usando código de acesso”;Seta indicando onde iniciar o pedido de um código de acesso

  4. Informe os dados da empresa

    Insira o número do CNPJ e do CPF do responsável pela empresa; digite os caracteres que estão na imagem ao lado e, em seguida, clique em “Validar”. Inclua as informações complementares que o sistema pedir — no exemplo abaixo, título de eleitor e data de nascimento — e clique em “Continuar”. Importante: gerar um novo código de acesso invalida o anterior, caso tenha; Finalizando o pedido de um novo código de acesso

  5. Anote o código de acesso do Simples Nacional

    Abaixo dos dados preenchidos, aparecerá uma mensagem informando o novo código. Guarde-o em lugar seguro para futuros acessos.

Dependendo do serviço, você pode optar por acessá-los com um certificado digital. A emissão de um, no entanto, é paga — já explicamos um pouco mais sobre esse serviço aqui no Tecnoblog.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SIMPLES na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados