Android em telefones de mesa é uma união curiosa entre o velho e o novo

Além das chamadas de voz, telefone de mesa com Android oferece suporte ao WhatsApp e aplicativos para fazer videoconferências

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 11 meses
Telefone de mesa KT5 (3C) com Android (Imagem: Reprodução/Twitter)
Telefone de mesa KT5 (3C) com Android (Imagem: Reprodução/Twitter)

telefone de mesa já foi um item essencial em residências. Além das ligações, as linhas fixas desempenhavam um papel importante para acessar a internet com uma conexão preciosa de 56 Kb/s. Mas o telefone fixo ainda não morreu. Pelo contrário, ele foi até atualizado: atualmente, existe um modelo que traz Android (!), suporte ao WhatsApp (!!) e até uma câmera frontal para fazer chamadas de vídeos (!!!).

O assunto veio à tona quando o engenheiro de software Niki Tonsky tweetou uma foto nesta segunda-feira (29). A imagem apresentava um telefone fixo com uma tela enorme e a interface do Android. Ok, estas duas características já chamavam a atenção por conta própria. Mas outro detalhe merece destaque: o atalho para abrir o WhatsApp.

Tonsky deu mais detalhes sobre o telefone fixo (smart?) depois. O engenheiro afirmou que o aparelho é identificado como KT5 (3C), ou seja, um tablet de mesa com bateria e entrada para chip de operadora (SIM). E não para por aí: o dispositivo ainda vem com Android 10, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 e possui suporte ao VoLTE para fazer ligações em 4G.

O dispositivo também não está limitado somente à ligações de voz pelo gancho com cabo espiral. Com um pouco mais de atenção, nota-se uma câmera frontal. Em outras palavras: além de falar e trocar mensagens pelo WhatsApp, o telefone de mesa também pode ser usado para fazer chamadas de vídeo pelo mensageiro e outras plataformas.

KT5 (3C) é um telefone fixo com Android (Imagem: Reprodução/Alibaba)
KT5 (3C) é um telefone fixo com Android (Imagem: Reprodução/Alibaba)

Android em telefones de mesa não é bem uma novidade

Depois dessa revelação, você pode estar se perguntando: bem, isso é novidade, certo? Na verdade, não. O fato é que algumas fabricantes já sonhavam com a ideia de levar o Android para telefones de mesa há cerca de dez anos. É o que conta a DLS Internet Services, uma empresa telecomunicações americana, em seu site.

Publicado em 2011, o artigo mostra que a ideia já circulava há muito tempo. “Há rumores de que muitas empresas estão trabalhando em tablets Android este ano, após o lançamento do iPad 3 [que acontece em março de 2012]”, afirmaram. “O que não ouvimos muito até agora é sobre um telefone de mesa baseado em Android”.

Em seguida, alguns exemplos são apresentados. É o caso de um protótipo da Rockchip que foi apresentado na IFA 2010. A Cloud Telecomputer também propôs um telefone fixo com o sistema operacional. Até a Cisco entrou na história e foi uma das primeiras a ter um tablet que também podia ser usado como telefone de mesa: o Cisco Cius. 

A lista também traz invenções de outras fabricantes, como a Panasonic. Mas a companhia não é a única que deposita suas fichas nesse segmento: a também japonesa NEC chegou a lançar o UT880 Telephone. A americana Grandstream também possui três telefones IP com Android instalado. Um deles tem até teclado numérico: 

Telefone fixo da Grandstream vem com Android e teclado numérico (Imagem: Divulgação)
Telefone fixo da Grandstream vem com Android e teclado numérico (Imagem: Divulgação)

Resta a britânica HiHi. A companhia é responsável por um modelo híbrido com Android que pode ser usado como telefone fixo, com direito ao gancho com cabo espiral, ou como um tablet. A companhia ainda ressalta que os usuários também podem acessar os seus e-mails pelo dispositivo. Afinal, é um produto para o meio corporativo.

Telefone de mesa da Aquário com Android (Imagem: Divulgação)
Telefone de mesa da Aquário com Android (Imagem: Divulgação)

Aquário e BedinSat têm telefone fixo com Android no Brasil

O Brasil não fica de fora dessa mistura entre o velho e o novo. A Aquário traz o CA-42S 4G, um “Celular de Mesa Wi-Fi 4G Plus”, em seu catálogo virtual. Trata-se de um telefone fixo com Android e uma tela colorida de 3,5 polegadas que é controlada por botões físicos. Ah, o aparelho também é Dual SIM e tem suporte ao VoLTE.

A BedinSat é outra companhia que comercializa um produto com a mesma proposta. Mas, diferentemente do dispositivo da Aquário, o dispositivo só possui suporte ao 3G. De toda forma, o aparelho vem com Android 4.4.2, Bluetooth 4.0 e entrada para cartão de memória de até 32 GB para ouvir músicas. Além disso, o usuário pode usar uma antena externa “para os locais mais distantes onde o sinal é fraco”. 

Bem, eu acho que agora só falta criarem um fax com Android. ¯_(ツ)_/¯

Com informações: DLS Internet Services e Niki Tonsky (Twitter)

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados