Você acha que com o sucesso da App Store do iPhone, as demais fabricantes de celulares fariam o máximo possível para pegar a sua fatia do mercado de lojas de aplicativos o quanto antes. Uma dessas empresas foi a Nokia, que lançou a Ovi Store há alguns anos. Aqui no Brasil, porém, a loja não havia ainda liberado aplicativos pagos para seus usuários. Mas um dos nossos leitores olhos-de-águia notou essa mudança de paradigma, que aconteceu no começo da semana.

A Nokia Brasil não parece ter feito nenhum anúncio oficial ainda, por isso não temos muitas informações oficiais sobre quais os aparelhos são compatíveis e como diabos a Nokia conseguiu driblar aquela lei brasileira que impede que jogos sejam vendidos sem passar por classificação. Mas pela captura de tela enviada pelo leitor Guilherme, já temos confirmação de que você já pode pagar por aplicativos na loja.

Ao tentar baixar um aplicativo pago, o usuário é redirecionado para uma tela de seleção de cartão. Depois de inserir os dados como número, nome e validade do cartão, o aplicativo começa a ser baixado.

Os preços parecem variar bastante, como bem notou o Ghedin no Meio Bit, mas eles ao menos seguem um padrão: são todos bastante altos, se for levado em consideração o preço cobrados em lojas concorrentes. Mas ao menos estão todos em reais, o que é um avanço.

Dica do leitor Guilherme Soares (@SoaresGui) no Twitter. Valeu, Guilherme!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Realmente é um avanço já, mais esta bem caro ainda.
iann
decimo terceiro mandamento jamais quebrara um nókia
@Fireballmaker_
P*** que pariu, 9 reais por um aplicativo de 2 dólares! A Nokia conseguiu deixar um app 5 vezes mais caro só para trazê-lo ao país (nem traduzido está)!
@Fireballmaker_
Será que o Battery Life Extender já está a venda? Tentei comprá-lo (2 dólares, faz a bateria do E63 suportar até 2 dias de uso intenso), mas a Nokia me proibiu...
Rafael
Ser absurdamente caro é horrível. Ser gambiarra ou não ter loja disponível no Brasil é pior ainda.
Gabriel Bemfica
Sim, mas ser pago é uma coisa, ser absurdamente caro é outra. Só comparar, quanto custa um leitor de PDFs na App Store (se é que tem algum, não sei o que a Apple acha disso).
Rafael
Em geral os aplicativos da SPB são muito caros. Um app de previsão do tempo custar 27,99 é bem absurdo. Mas esse tipo de empresa tem que cair na real.
Guilherme
Quando eu tirei essa screen, eu esqueci de tirar a de um aplicativo da SPB que guarda senha. VINTE E OITO DILMAS!
Rafael
Existem alguns aplicativos que são meio sem noção em relação a preço. Mas a maioria é bem acessível. O bom é que não precisa de gambiarra pra comprá-los também. E se um aplicativo é bom e útil, vale a pena pagar, afinal assim incentivamos o desenvolvedor a produzir mais e melhor. Evidentemente que aplicativos caros perdem a vez e o sentido.
Caio Furtado
Realmente, a maioria dos aplicativos encontrados em outras plataformas e no Android, no android se torna de graça. Tipo o Angry Birds, que salvo engano, é pago na App Store.
Rodrigo T.
Vcs tao de brinks que o Adobe READER (somente leitura) pro Nokia tá D$18... que absurdo!!! Android é free for all @[email protected]
Daniel Luiz
Pois é... na OVI LOJA tá 18 dilminhas o adobe reader, POREM, no Orkut, nas comunidades dos celulares nokia, (5800, 5530, 5233, 5230, N97, N95 e por ai vai) voce consegue esse mesmo app da adobe di gratis... O que é muito triste, pois muitas pessoas recorrem a esse tipo de "alternativa", pois os preços sao muito altos...
Gabriel Silva
Concordo com você! :D
@AntonioVeras
Puts! Adobe Reader por R$ 17,99. Ah vá.
@pri_barros
Os apps pagos foram adicionados a loja, não foram os gratuitos que se tornaram pagos, logicamente...
Exibir mais comentários