MIUI 13 com Android 12 deve ser lançada junto ao Xiaomi 12

Xiaomi 12 deve ser anunciado em breve com MIUI 13 baseada no Android 12; celular será um dos primeiros com Snapdragon 8 Gen 1

Bruno Gall De Blasi
Por
Xiaomi Redmi Note 10 Pro (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O lançamento do Xiaomi 12 pode estar próximo. Mas esta não seria a única novidade do evento: a marca chinesa também deve anunciar a MIUI 13, a nova versão de sua interface para celulares Android, na ocasião. A expectativa é de que o smartphone e o software sejam apresentados oficialmente pela fabricante ainda em dezembro.

A aposta parte de uma publicação feita por Kacper Skrzypek (@kacskrz) nesta quarta-feira (1). Pelo Twitter, ele informa que, aparentemente, a MIUI 13 chegará ao canal estável em breve, “pelo menos na China”. O tweet ainda relata que a versão da interface que vai suceder a MIUI 12 já está pronta para ser levada à esperada linha Xiaomi 12.

O tweet também traz uma imagem que cita dois codinomes: “zeus” e “cupid”. Ao que tudo indica, os nomes internos são destinados a modelos da linha Xiaomi 12, com exceção do Xiaomi 12X (psyche). Além disso, como observado pelo GSMArena, a dupla pode chegar às lojas com a versão mais nova do sistema: o Android 12.

Vale lembrar que a Xiaomi adotou outra estratégia durante o lançamento do Xiaomi Mi 11 chinês. Em dezembro de 2020, a companhia anunciou a nova geração do seu celular premium com MIUI 12 baseada no Android 10 na China. A atualização para o Android 11 só aconteceu após a estreia do smartphone no país asiático.

MIUI 13 pode ser anunciada junto com o Xiaomi 12 (Imagem: Reprodução/Kacper Skrzypek/Twitter)
MIUI 13 pode ser anunciada junto com o Xiaomi 12 (Imagem: Reprodução/Kacper Skrzypek/Twitter)

Xiaomi prepara MIUI 13 para seus celulares

A MIUI 13 é a próxima geração da interface da Xiaomi para os seus dispositivos móveis. De acordo com o site Xiaomiuia companhia já está testando internamente a atualização em alguns celulares, como o Mi 11, Mi 10S, Mi Mix 4, Redmi K40 e mais. Neste caso, o software é baseado no Android 12, a versão mais recente do sistema.

A fabricante também está experimentando a interface para modelos que ainda serão lançados. É o caso do Xiaomi 12X, que pode trazer tela de 6,28 polegadas e ficha técnica avançada com o processador Qualcomm Snapdragon 870, e o Redmi K50. Mas os dois celulares tendem a sair da caixa com o software baseado no Android 11.

Supostas câmeras do Xiaomi 12 (Imagem: Reprodução/Weibo)
Supostas câmeras do Xiaomi 12 (Imagem: Reprodução/Weibo)

O que esperar do Xiaomi 12?

O sucessor do Mi 11 está a caminho. Conhecido como Xiaomi 12, o celular tende a ser um dos próximos lançamentos da marca, possivelmente ainda em 2021. Entre as apostas, estão a câmera tripla de 50 megapixels com zoom óptico de 5x. O smartphone ainda pode ser um dos primeiros com o novo chip Snapdragon 8 Gen 1.

Outra aposta se concentra na recarga rápida de 100 watts, superior aos 55 watts da geração anterior. A capacidade da bateria, por outro lado, ainda é um mistério. Outra mudança ficaria pela tela Full HD+, que seria inferior à especificação do Mi 11 convencional, que traz painel com resolução WQHD+ (3200 x 1440 pixels). 

Espera-se que o Xiaomi 12 com MIUI 13 seja anunciado nas próximas semanas.

Com informações: GSMArenaKacper Skrzypek (Twitter) e Notebook Check

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados