Google, Facebook e Yahoo! planejam maior teste com IPv6 até agora

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

Endereços IPv4 estão esgotando há algum tempo. No seu lugar deve entrar o IPv6, que garante conexão de um maior número de gadgets à internets. Apesar do esgotamento ser eminente, nem todos os sites e provedores de internet estão prontos para a mudança. De fato, segundo o Google, apenas 0,2% de todos os usuários da internet no mundo têm conexões compatíveis com o novo padrão. Ainda que esse número seja pequeno, o Google e outras cinco gigantes da web planejam fazer um teste-drive do novo protocolo.


Marque nos seus calendários: no dia 8 de junho desse ano, no chamado World IPv6 Day, os sites do Google, Yahoo e Facebook e os serviços das empresas Akamai e Limelight usarão durante 24 horas o protocolo de endereçamento IPv6 além do IPv4. Esse período servirá para testar a implementação do IPv6 daquelas empresas que já tenham o protocolo instalado e deve dar uma ideia de como eles vão funcionar quando os endereços IPv4 esgotarem, no final do ano. Segundo o Google, o IPv6 nunca foi testando numa escala tão grande quanto essa.

No horário de Brasília o experimento vai acontecer a partir das 21h do dia 7 de junho até as 20h e 59min do dia 8. Os endereços IPv4 devem acabar em novembro desse ano, o que deve dar pouco mais de cinco meses para a implementação total do novo protocolo depois do teste. E por algum motivo eu acho que não vai ser tempo o suficiente.

Saiba mais sobre o fatídico dia no site do World IPv6 Day e veja aqui a lista de empresas que concordaram em participar do teste até agora. Provavelmente até junho essa lista contará com mais nomes. Ou ao menos é o que se espera.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados