Windows 11: Microsoft ouve críticas e facilita escolha de navegador padrão

Após dificultar troca de navegador padrão no Windows 11, Microsoft mostra que ouviu as críticas e simplifica processo em nova versão de testes

Bruno Ignacio
Por
Computador com Windows 11 (Imagem: Windows/ Unsplash)

A Microsoft segue voltando atrás com algumas mudanças feitas no Windows 11. O sistema operacional havia dificultado a troca do navegador padrão em uma jogada desesperada para manter o Microsoft Edge na vida dos usuários. No entanto, a mais recente versão de testes devolve a possibilidade de definir o Chrome, Firefox e outros como padrão do sistema com um único clique.

Mudança no Windows 11 gerou polêmica

Em agosto, o Windows 11 recebeu uma mudança que obrigava o usuário escolher o navegador padrão para tipos específicos de arquivos e links que serão executados no browser, como HTM, HTML, PDF e assim por diante. Isso transformava um processo que antes envolvia apenas um botão em uma longa sequência de definições. Por preguiça, deixar o Edge como o navegador padrão parecia uma escolha razoável.

A modificação gerou polêmica, levantando reclamações tanto de usuários quanto de desenvolvedores. Executivos da Mozilla e Opera também criticaram a mudança. Conforme disse a vice-presidente sênior do Firefox, Selena Deckelmann, ao The Verge, desde o Windows 10 “os usuários tiveram que realizar etapas adicionais e desnecessárias para definir e manter as configurações padrão do navegador”.

Windows 11 muda configurações para escolher aplicativos padrões (Imagem: Reprodução/The Verge)
Windows 11 muda configurações para escolher aplicativos padrões (Imagem: Reprodução/The Verge)

Ela havia explicado também que essas barreiras “parecem ser projetadas para minar a escolha do usuário por um navegador que não seja da Microsoft”. Os responsáveis pelo browser Opera também acrescentaram seu ponto de vista na época. O chefe de navegadores da companhia, Krystian Kolondra, afirmou que “é muito lamentável quando um fornecedor de plataforma prejudica um caso de uso comum para melhorar a posição de seu próprio produto”.

Windows 11 recebe botão para trocar navegador padrão

Bom, parece que a Microsoft aprendeu. Sua justificativa inicial para alterar a configuração de navegador padrão no Windows 11 foi que a mudança, teoricamente, aprimoraria a experiência de personalização no sistema operacional. Nessa mesma linha de raciocínio, a empresa manteve essas opções personalizáveis, mas também adicionou um novo botão para trocar todas elas de uma vez.

Rafael Rivera, desenvolvedor do aplicativo EarTrumpet para Windows, foi um dos primeiros a descobrir as novas alterações do Windows 11 no início desta semana. Em vez de ter que alterar as configurações de arquivo ou manipuladores de protocolo, o sistema operacional passa a oferecer um botão simples que permite que as pessoas selecionem seu navegador padrão assim como era no Windows 10.

https://twitter.com/WithinRafael/status/1466183359680299009

A mudança foi encontrada na nova versão de testes do Windows 11. A Microsoft também confirmou que essa alteração é intencional e que está sendo testada na versão 22509 do Windows 11 Insider Preview Build, lançada na última quarta-feira. “Simplificamos a capacidade de um Windows Insider definir o ‘navegador padrão’ para aplicativos registrados para HTTP :, HTTPS :, .HTM e .HTML…” explicou Aaron Woodman, vice-presidente de marketing do Windows, ao The Verge.

Com informações: The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados