O Google Translate faz um ano de idade no Android esse mês. Para comemorar, a empresa fez no aplicativo uma atualização que, embora ainda em alpha, pode ser um das mais significativas dessa tecnologia: um modo de conversa.

Funciona assim: você fala na sua língua, seu celular com Android ouve e repete a mesma frase, mas na língua do seu interlocutor; aí é a vez dele de falar e ser traduzido em tempo real e em voz alta pelo smartphone. E assim segue a conversa.

O recurso ainda está em uma fase experimental, mas na demonstração realizada durante a IFA 2010 já foi possível perceber que o resultado é até bem razoável. Por enquanto apenas são suportadas conversas entre os idiomas inglês e espanhol, e ainda assim podem haver engasgos, principalmente com “sotaques regionais, barulho de fundo ou fala rápida”. Mas já é um bom começo, certo? 🙂

Veja o vídeo da demonstração feita no ano passado (entre os minutos 26 e 29, aproximadamente).


(YouTube)

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Muito bom esse app.
Turdin
Show de bola, quero usar quando sair PT-JP
Marcell Almeida
Ja faz um tempo que li em algum lugar que o Google tem como objetivo conseguir uma traducao simultanea de texto e voz, alem de perfeita. Li isso faz uns 3 anos e agora eles ja deram um grande passo pra atingir esse objetivo. Eu diria que daqui a uns 3-5 anos isso se torne uma realidade.
viniciusdmelo
Esse aqui não é para conversas, mas tem o mesmo intuito. O aplicativo se chama Word Lens e um vídeo sobre ele pode ser visto no YouTube. www.youtube.com/watch?v=h2OfQdYrHRs
Gustavo Rodrigues
Interessante, a Google sempre lançando aplicativos úteis, e funcionais...
Fabio
Mudando de assunto, estou ficando com medo do Google, a empresa nunca esteve tão quieta enquanto aos seus lançamentos e isso já faz alguns meses e deixou a agua morna depois do Chrome OS. É assustador pensar, "O que o google está fazendo agora"....now now nowno now ...rsrsr
Fabio
Não me levem a mau, mas todos os dias temos alguma informação do Android...esta pior do que o Facebook...kkkkkkkkkk
Caio Alexandre
É a apresentação na íntegra do Eric Schmidt, ué.
Gabriel Silva
Nossa, legal, agora mudando de assunto, que @#%*! de vídeo é esse que tem 1 hora???
@brunogdb
Se isso se juntar com algum serviço do Android de contato, a Google vai ter uma grande inovação, próximo passo da Google, falar em português e a Google traduzir para inglês, seria um sonho!
Caio Furtado
Incrível... A Google tinha que ter algo de peso contra a inovação que a Apple fez com o Facetime. - Não que eu esteja comparando a função em si, só a inovação que trouxe.