Como funciona o BlaBlaCar [App de caronas]

Oferecendo um serviço de caronas via aplicativo, esta plataforma vem ganhando um gosto popular; saiba como funciona o BlaBlaCar

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
como funciona o blablacar
Aplicativo BlaBlaCar (Imagem: Divulgação)

O aplicativo de caronas está juntando uma quantidade de usuários cada vez maior. Oferecendo preços mais em conta, segurança e praticidade, há muitos motivos para ter interesse na plataforma. Por outro lado, ainda há desconfiança de novos interessados no serviço, dando aquela coçada na cabeça na hora de pesquisar mais antes de pegar a sua primeira carona. Saiba como funciona o BlaBlaCar.

Criada na França em 2006, a BlaBlaCar é uma plataforma que funciona oferecendo viagens e caronas de longa distância. Se tratando de nível mundial, a empresa é a maior de sua área. Há cerca de 90 milhões de membros espalhados por 22 países.

Os usuários usam o aplicativo para oferecer e encontrar caronas para diversos locais. Só é preciso definir o destino, o ponto de partida e, claro, a data da viagem. A partir daí, a plataforma procura e sugere opções de caronas viáveis para que o usuário possa decidir de forma tranquila e segura.

BlaBlaCar não é Uber

É fácil achar que o serviço prestado pela BlaBlaCar funciona da mesma forma que o Uber e a 99, porém não é bem assim. Esta plataforma não fornece viagens de curta distância, por exemplo, mas apenas longos trajetos convenientes para motorista e passageiro.

Dessa forma, se um condutor vai usar o seu carro para viajar de uma cidade a outra, ele pode usar o aplicativo e conseguir companhia. Além disso, é possível definir um preço que deverá ser pago pelo passageiro. Com isso, o motorista recebe um valor monetário enquanto que o passageiro economiza, já que as viagens pelo BlaBlaCar costumam ser mais baratas do que as de ônibus e similares.

Por exemplo: uma viagem da Zona Leste de São Paulo até a praia de Santos custaria R$ 32,25 sem contar os valores do trajeto até a estação rodoviária Jabaquara. Se usar o aplicativo ou site do BlaBlaCar, o usuário gastaria cerca de R$ 25,00, saindo diretamente de sua casa.

O BlaBlaCar funciona com segurança?

Segundo o site oficial da empresa, a segurança é uma das prioridades do serviço. Todos os usuários precisam completar um cadastro que exige itens como foto de perfil e confirmação de documentação que é avaliado pela equipe.

Há avaliações relacionadas a condutores e passageiros que podem ser vistas antes de confirmar uma carona. Além disso, é possível reportar membros que agem de forma inadequada e, em casos mais graves, falar diretamente com a central da plataforma.

Por se responsabilizar especificamente com a parte de distribuição de viagens, a BlaBlaCar afirma que toda a segurança de passageiro e condutor passa a ser das próprias pessoas.

Pensando em tudo isso, é importante usar as opções do aplicativo como conferir o perfil de suas companhias, tipos de veículos, avaliações, valores, tempo de percurso e distância total para que o BlaBlaCar funcione da melhor forma possível para suprir suas necessidades.

É claro que vale sempre dar aquela pesquisada para conhecer todas as características do aplicativo e de seus usuários. Você já fez uso desse serviço? Gosta de como o BlaBlaCar funciona? Conta pra gente!

Com informações: BlaBlaCar.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre BlaBlaCar na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados