O que é Microsoft Azure?

O serviço de nuvem da Microsoft é uma plataforma com mais de 200 produtos disponíveis para os clientes; saiba o que é o Azure

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Definição do Azure (Imagem: Tecnoblog)

Plataformas de nuvem são cada vez mais presentes no dia a dia de empresas e usuários. A necessidade de desenvolver e usar aplicativos dos mais distintos sem precisar de armazenamento e recursos próprios é algo atraente, mas ainda não é todo mundo que conhece sobre o assunto. Assim como várias companhias, a Microsoft também tem o seu próprio serviço neste quesito. Saiba o que é o Azure.

Assim como outras plataformas em nuvem, o Azure oferece diversas opções para o usuário criar, executar e gerenciar aplicativos. O serviço disponibiliza ferramentas e estruturas em data centers para que empresas e pessoas possam trabalhar e desenvolver projetos variados e constantes sem precisar ter peças físicas para tal.

O usuário tem todas as informações da localização de seus dados, podendo trabalhar com eles tanto localmente quanto em várias nuvens ou na borda. Esse formato híbrido serve para acomodar diferentes métodos e interesses.

A infraestrutura de nuvem da plataforma Azure é considerada de nível empresarial. Nela é incluso elementos físicos como energia redundante, rede e resfriamento, mas também traz elementos de software como manutenção sem impacto e machine learning.

A Microsoft garante um alto nível de segurança para todos os usuários da plataforma Azure em camadas nos data centers e em sua infraestrutura. Ela oferece uma cobertura de conformidade com mais de 35 ofertas específicas para setores como saúde e finanças.

Microsoft Azure
Logotipo do Azure (Imagem: Divulgação)

Quais serviços estão disponíveis no Azure?

A Microsoft confirma que há mais de 200 produtos no catálogo de sua plataforma em nuvem. A intenção da companhia é a de oferecer uma gama competente que abranja as necessidades de empresas e usuários das mais diversas.

Alguns dos serviços disponíveis no Azure são:

  • Máquinas virtuais com Windows e Linux;
  • Área de trabalho remota;
  • Serviços de aplicativo;
  • Processamento de eventos com o código sem servidor;
  • Banco de dados SQL;
  • Armazenamento em disco;
  • Data Box;
  • Rede virtual;
  • Gateway VPN;
  • Codificação.

Os preços do Microsoft Azure são variados. Há uma calculadora no próprio site da plataforma que ajuda na hora de definir valores, já que tudo é definido a partir das necessidades e escolhas do comprador. Sendo assim, é interessante ter em mente que preços para quem quer armazenamento são bem diferentes dos preços para quem quer fazer uso de ferramentas para desenvolvedores, por exemplo.

O Microsoft Azure promete suprir as necessidades de diferentes tamanhos para um diferente público. Cabe ao usuário ou empresa definir o que usar da plataforma. Você já conhecia esse serviço de nuvem? Conta pra gente!

Com informações: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft Azure na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados