Início » Internet » Será o fim do MySpace como conhecemos?

Será o fim do MySpace como conhecemos?

Avatar Por

Uma sucessão de enganos fizeram do MySpace esse elefante branco que custou milhões de dólares, mas que agora parece estar imerso numa crise sem precedentes (e sem dinheiro entrando, o que é ainda pior). Tanto que a alta direção da News Corp, o conglomerado de mídia que detém o MySpace desde 2005, já deu a ordem: é preciso se livrar da empresa pontocom o quanto antes.

Empresa mudou de marca em 2010

Fontes da Reuters envolvidas na situação problemática do MySpace afirmaram à agência de notícias que a News Corp estuda duas alternativas para se desfazer da rede social. A primeira delas seria a mais prática: vender o serviço. Só falta encontrar algum doido comprador interessado em pagar mais alguns milhões de dólares por uma empresa que vai muito mal das pernas, perdendo feio para o Facebook.

Como Rupert Muroch, o titã das comunicações que controla a NewsCorp, não gosta de perder dinheiro, é altamente provável que ele não abra mão de cobrar algo próximo dos 580 milhões de dólares pelos quais o MySpace foi comprado faz seis anos. Valor esse que ninguém estaria disposto a pagar, creio eu.

A segunda opção vislumbrada pela News Corp é transformar o MySpace em uma empresa à parte, que não dependa tanto assim da controladora. O único modo de fazer isso é encontrando algum investidor que entre no negócio, colocando mais dinheiro no MySpace e dimimunindo a participação acionária da News Corp. Essa situação é semelhante à da AOL, que inicialmente estava coligada ao grupo Time Warner, mas depois voltou a ser uma empresa independente.

Depois de modificar a marca do MySpace para algo completamente doido e depois de reposicionar o site para algo voltado ao público de 35 anos ou mais interessado em música, a News Corp vê-se de mãos atadas sobre o que mais fazer para o MySpace voltar a ter sucesso. Para completar, cerca de 500 funcionáriosque corriam o risco de irem para a rua foram mandados embora no dia seguinte ao que o rumor apareceu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
Pois é exatamente isso que os jornalistas estão fazendo: "está descendo um pouco no Alexa, vai fechar".
@Fireballmaker_
O MySpace traz uma lição valiosa: o público de redes sociais é volúvel e corre para onde o hype aponta. O Facebook de hoje pode muito bem o MySpace de amanhã.
Mike Metralha
Como falaram, a falta de usuário não seria problema, e sim o custo operacional da jamanta, sendo que não vêm dando grandes lucros. Lição de casa: aproveite o lucro enquanto há, porque a hora em que chega a decadência... Corre negads!!!
Rui Andrada
É parece que ninguém gosta mesmo do MySpace, nem quem deveria desenvolve-lo. Adeus MySpace RIP! Peace
Mel
O problema do Myspace foi retirar a liberdade que os usuários tinham. Qualquer um poderia customizar a página como quisesse, ao criarem esses novos layouts foderam com as bandas que prefiriam o site aos outros. Já foi uma ótima plataforma para divulgação dos independentes, só que a falta de pesquisa para saber o que o público queria de verdade, fez eles se afundarem cada vez mais.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Coitado do MySpace. Talvez, se nos tempos que estava se expandindo no Brasil, tivessem feio alguma campanha de marketing por aqui, poderia estar um pouquinho melhor em terras Brasileiras, mais ao que me parece, falta inteligência nesta empresa...
Marcell Almeida
MySpace podia virar o concorrente do Dropbox... Pelo menos pra isso o nome serve :P
Kadu
Se eu criar um site no bloco de notas, hospedá-lo num servidor free ele com certeza vai ficar muito abaixo do MySpace, e nem por isso eu terei que "fechá-lo". Contar só a posição no Alexa como critério para se fechar um site/empresa é burrice.
@brunogdb
[2] AOKAPSKLAPOSKAS, MORRE DEABO²
Gabriel Silva
MySpace? O que é isso? Ah... aquela rede social que ninguém entra... Nossa, nem vai fazer falta! :D
Matheus Henrique Wichman
Oh, CNET ainda é um dos maiores portais de notícias sobre tecnologia nos EUA, ela ainda consegue render alguns milhões.
acustodioo
Esquema é fechar a rede social e começar com vendas imobiliárias, é um nome bacana para isso... UHAUAHAUHA
Caio Furtado
Juro que quando li "Será o fim do MySpace..." fique todo feliz! *-* Ai depois li o "como conhecemos..." aff. MORRE DIABO!
Caio Furtado
Orkut + Musica? Oh Gosh... Já odeio aqueles player invisiveis que tocam funk e me dão o maior susto, imagina se os usuário tiverem acesso a musica e tudo mais por conta do My_________ vixe...
TubeFuzz
Essa situação do MySpace realmente não me preocupa. RIP My[_____]
@AntonioVeras
A padaria aqui da esquina. Opa, espera. Já fechou.
@AntonioVeras
E os R$ 580 milhões? Deves ser isso que os estão preocupando.
Flávio
O maior problema não me parece ser a posição na audiência, mas o custo operacional para mantê-lo no ar...
Rafael
Ah, o rumor do fim do MySpace... Nossa... Está tão mal acho que o Tumblr também vai ter que ser vendido porque eles está numa posição pior que o MySpace. E também o ESPN, 4shared, CNET.com... O que mais vai fechar jornalistas? http://www.alexa.com/topsites/global;3
Rafael
KKKKKKK
JoseRenan
a seleção natural..
Daniel Luiz
GOOOOOOOOOGLE, COMPRA O MAI ISPAISSI E CRIA O NOVISSIMO ORKUT 3.0!!! Imagina só, a internet seria um lugar melhor com mais um orkut
Bruno Monteiro
Eles cavaram a própria cova. O MySpace sempre foi uma das mais promissoras redes sociais da Internet e por muito tempo gerou muito dinheiro e até trabalhos indiretos. Muita gente conseguiu tirar uma boa grana em cima do MySpace de forma totalmente legal, o que eu vejo como raridade. Mas a ânsia de "inovação" e tentativa de mudança sem um provável planejamento fez que a grande massa do MySpace abandonasse o serviço depois da mudança para o layout 3.0. Agora é só questão de tempo para afundar no Brasil e depois nos outros países.
Celso Junior
A situação do MySpace realmente não está boa.
julio cesar
O MySpace ja foi faz tempo, boa sorte pra eles em vender a empresa ou tentar algo!
Luiz
O Myspace ainda existe?
Everton Favretto
Pô News Corp, sai mais barato fechar o MySpace que tentar empurrar pra alguém... :P