Android 12L com melhorias para telas maiores ganha primeiro beta

Google libera o primeiro beta do Android 12L, atualização que vai otimizar o sistema operacional para tablets e celulares dobráveis

Bruno Gall De Blasi
Por
Android 12L (Imagem: Divulgação/Google)

Google liberou, nesta quarta-feira (8), o primeiro beta do Android 12L. A versão experimental já está disponível para desenvolvedores testarem a atualização do sistema que será otimizada para tablets, celulares dobráveis e demais dispositivos com telas grandes. Ainda não se sabe quando o update chegará a todos os usuários.

O anúncio dá sequência aos preparativos para a atualização do sistema. Segundo o Google, a primeira versão de testes traz o novo nível de API 32, que é destinado ao Android 12L. Além disso, a atualização traz os incrementos de interface prometidos durante a apresentação oficial do update no fim de outubro.

É o caso da central de notificações. Ao acessá-la, a tela é dividida em duas, colocando os atalhos para controlar o Wi-Fi, ajustar o brilho, entre outros, no lado esquerdo, e os alertas no lado direito, como mostra a imagem acima. O comunicado do Google também informa essa nova interface é aplicada caso a tela seja maior que 600 sp. 

Também há melhorias para a multitarefa. Assim como na central de notificações, o usuário vai conseguir dividir o display em dois para executar mais de um aplicativo simultaneamente. Além disso, haverá uma espécie de dock na porção inferior do painel onde será possível tocar em um app e arrastá-lo para ser executado.

A barra de tarefas para acessar os apps também pode ser ocultada. Para isto, basta dar um toque longo na tela para apresentá-la ou escondê-la e para ganhar mais espaço aos aplicativos em execução. O sistema também vai trazer incrementos para que apps não otimizados para telas grandes funcionem melhor nesses dispositivos.

Multitarefa do Android 12L (Imagem: Reprodução/Google)
Multitarefa do Android 12L (Imagem: Reprodução/Google)

Android 12L Beta está disponível para tablet da Lenovo

O Beta 1 já pode ser utilizado por desenvolvedores que queiram experimentar o sistema e preparar seus apps. Por ora, a versão de testes está disponível apenas para o tablet Lenovo Tab P12 Pro. Segundo o Google, atualmente, a Lenovo está oferecendo a versão do Developer Preview 1, mas as atualizações chegarão nas próximas semanas.

“Para desenvolvedores, é altamente recomendável verificar como seus aplicativos funcionam no modo de tela dividida com janelas de vários tamanhos”, alertaram. “Se você ainda não otimizou seu aplicativo, veja como fica em diferentes orientações e experimente as novas alterações do modo de compatibilidade, se aplicáveis.”

A atualização será levada a todos em 2022, mas ainda não tem uma data definida para ser lançada ao público. O Google ainda informou que o Android 12L chegará aos celulares. “Embora você não veja os recursos de tela grande em telas menores, recomendamos que experimente as melhorias mais recentes”, afirmaram ao convidar donos de smartphones Google Pixel elegíveis a participarem dos testes. 

Os desenvolvedores também podem executar o sistema pelo Android Emulador. 

Com informações: The Verge e XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados