Quem gosta de Fórmula 1 provavelmente tem uma bronca com a administração da categoria. Isso porque faz alguns anos que os dirigentes da FOM vetaram a transmissão das corridas em alta definição. Mesmo com o entretenimento em HD cada vez mais comum nos lares americanos e europeus (os principais mercados, infelizmente), eles bateram o pé e disseram não. A situação para o campeonato desse ano, no entanto, é outra.

Basicamente, as 1080 linhas de resolução estão liberadas. A FOM fez o favor de verificar todos os equipamentos audiovisuais relacionados com as corridas, a fim de garantir que nada seria transmitido em definição inferior, e finalmente deu a ordem para que o novo sinal fosse liberado. Somente as câmeras localizadas dentro dos carros continuarão com resolução tradicional.

A notícia é excelente. Imagine assistir às ultrapassagens eletrizantes com imagens superdetalhadas, algo que só a HDTV pode fazer por você… O único problema é que a geração das imagens em alta definição não garante que todos os espectadores a recebam com a alta qualidade esperada. Ainda vai depender dos canais de televisão adotar (ou não) essa modalidade de transmissão.

Vários canais já garantiram que vão transmitir a Fórmula 1 em HD, para alegria geral dos torcedores que acompanham o esporte. A Speed TV americana, por exemplo, informou que a alta definição está confirmada já para a primeira corrida, em março na Austrália. E a BBC disse o mesmo. Aqui no Brasil, a Rede Globo ainda não informou se vai liberar as transmissões em alta definição.

Ficamos na torcida para que a emissora brasileira opte pela alta qualidade da imagem, um dos motivos para termos adotado o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital).

Atualização às 16h49 | O Crunch Sports informa que a Globo vai transmitir em HDTV já nesse ano.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados