Início » Brasil » Apagão: Campus Party fica sem energia elétrica

Apagão: Campus Party fica sem energia elétrica

Avatar Por

O início da noite no Centro de Exposições Imigrantes reservou surpresas não tão boas para os participantes da Campus Party. Pela segunda vez nessa terça-feira (18 de janeiro), houve uma queda na energia elétrica que abastece os pavilhões do evento. Em meio a um temporal em São Paulo, foi-se a luz da CParty. Naturalmente que o caos se estabeleceu entre os campuseiros, que ficaram revoltados com mais uma incidência desse tipo.

Eram aproximadamente 17h56 quando as luzes da Campus Party se apagaram. Os gritos foram imediatos, por conta de mais um problema elétrico no evento. As pessoas começaram a se levantar, aguardando que os geradores da Campus Party fossem iniciados, o que não aconteceu.

A revolta dos geeks | Clique para ampliar

O que se seguiu foi uma onda de protestos. Campuseiros, seres tecnológicos que são, sacaram seus notebooks e os utilizaram como forma de mandar mensagens à organização. Em tom de brincadeira e revolta ao mesmo tempo, as pessoas que estavam no Centro de Exposições Imigrantes fizeram a organização da Campus Party ouvir que a falta de um plano de contingência em caso de queda de energia era algo inaceitável.


(YouTube - Vídeo gravado com iPhone 4 durante o apagão da CParty )

Somente um ambiente do evento continuo iluminado: o centro de operações da Telefônica, a empresa que fornece a rede de 10 Giga presente na Campus Party. Sem qualquer informação de que a operadora não tem nada a ver com o fornecimento de energia, os campuseiros voltaram suas manifestações para a empresa. Não foram raros os gritos de apoio à GVT e ao NET Virtua. No entanto, é importante esclarecer que a Telefônica tinha seus geradores próprios, independentes daqueles que servem - ou deveriam servir - a infraestrutura do evento.

Inicialmente, os seguranças impediram que compuseiros deixassem o Centro de Exposições. A ordem era de não deixar ninguém entrar e ninguém sair, com exceção dos jornalistas e do pessoal da organização do evento. Depois de vários minutos, um novo procedimento instaurou-se, tendo em vista a fila de pessoas que desejavam sair da CParty. Foi necessário que os seguranças revistassem as mochilas dos campuseiros, bem como verificar manualmente se os números de RG presentes nas etiquetas atreladas aos equipamentos condiziam com a documentação que o campuseiro tinha em mãos.

Enquanto isso, a área de camping permaneceu numa relativa tranquilidade. Não havia o tradicional controle de acesso para quem entra e quem sai da área, que é restrita a quem pagou pelo serviço de acampamento. A iluminação natural desse setor da Campus Party permitia que as pessoas circulassem porque o telhado possui partes da cobertura que são translúcidas, permitindo aproveitar a luz do dia que ainda estava lá fora (com o horário de verão, o anoitecer paulistano acontece somente por volta das sete da noite).

Área de camping foi iluminada pela luz natural | Clique para ampliar

Até mesmo as áreas VIPs e o centro de imprensa, que normalmente recebem atenção especial, ficaram às escuras durante toda a duração do apagão.

Depois de pouco mais de uma hora, a luz voltou à Campus Party por volta das 18h55. No momento em que a eletricidade foi restabelecidade no Centro Imigrantes, um dos responsáveis pela CParty dava entrevista a jornalistas. Mario Teza, que responde pela organização geral do evento, disse que não há motivo para crucificar a Telefônica. Ele reiterou que a empresa foi fundamental no contato com a Eletropaulo, para que a concessionária atendesse com prontidão as necessidades do evento.

E como fica com relação aos geradores? Essa cobrança dos campuseiros, de que o evento não teria um plano de contingência, foi respondida por Mario Teza. Ele disse que a demanda por energia elétrica foi maior do que a organização esperava, o que resultou nas constantes falhas. Ainda não se sabe o que ocasionou a pane no início da noite de hoje, mas a Campus Party está em contato com a Eletropaulo para saber o que aconteceu.

Cadê? | Clique para ampliar

Essa é a segunda vez que a Campus Party fica sem luz nessa terça. Durante a madrugada, houve um primeiro apagão no Centro Imigrantes. De acordo com organização do evento, um incidente com um poste da Eletropaulo fez com que a transmissão de energia elétrica fosse interrompida.

Colaboraram: Juarez Maccarini, Leandro Alonso, Rafael Silva, Thiago Mobilon

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@VivoVerde
Foi épico... e constrangedor!!
Daniel Luiz
Uh é PQP!!!
@brunogdb
[2]
Bel Salles
O meu comentário fala mal sobre a futilidade dessas criaturas. Protestam por coisa idiota (claro que se fosse por muito tempo, eles teriam razão SE protestassem para a empresas de energia, que foi a grande causadora do problema em questão)

Não sei você, mas sou uma pessoa que sei o que é realmente importante na vida. Se eu estivesse lá na ocasião, aproveitaria o momento para fazer algo mais interessante... por exemplo, me socializar com as pessoas. Ngm pensa nisso como uma oportunidade de se fazer amigos, conquistar até uma oportunidade de emprego futuramente.
Mas o que vejo é que esses jovens não querem fazer amigos, ter experiências sociais agradáveis... preferem continuar baixando seus milhares de filmezinhos pornográficos... seus programinhas e jogos crakeados, ou seja, fazer lá o que ele faz em casa.

Queria que essas pessoas passassem por um desastre natural para dar valor a vida e ao que realmente importa. Do que fazer protesto inútil. (Resumindo tudo o que disse)
Caio Alexandre
OK, eu apoiaria com todo o prazer seus comentários se o post DISCUTISSE SOBRE ISSO. Estão discutindo sobre a Campus Party e a falta de energia, e não sobre o Rio. Agora, se num post sobre os problemas do Rio aparecesse alguém e reclamasse da internet, faria mais sentido tu reclamar pra ele isso que você falou ali em cima.
Precisa saber distinguir o que comentar e aonde.
João
Nada. Só quiseram fazer uma CP mais verde... mais natural. Sem eletricidade, internet, coisa e tal. (até rimou)
Sales
E contar histórias de terror.
Turdin
Olha cara, creio que o protesto foi direcionado em partes para a pessoa certa.
Pois pelo que me falaram, a questão é que alem de a energia não ter funcionado, eles ficaram sem conexão de internet, então por isso do protesto contra a telefonica...
dan
Bernes-Lee e Al Gore ,,desculpem,,vcs estão no Brasil,pois aqui é normal cair força pelo menos 1 (uma) vez ao dia,,,,,sorry
Magrones
HAHA!
Bel Salles
Tá bom. Quando vc tiver passando fome, frio, sua família morrendo vou virar na sua cara e chorar que minha internet caiu.

Isso não é ser moralista, e sim SER HUMANO consciente do que é certo e errado!
Matheus Wichman
Isso que dá misturar restar+beleza+cidade, dá uma "restabelecidade". Hhehehhehehe.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
E depois eu que fico com raiva da Ampla...
Daniel Luiz
Que isso gente.
Mó climao de acampamento la, barracas, violao... Podia ter rolado um luau... huashuhasuauhsuhas CPFAIL
Daniel Luiz
Luzes apagadas na CPBR2011!!!
Daniel Luiz
"É, por que xingar muito no Twitter é fundamental em coisas assim! "

E isso ia resolver o q?
Daniel Luiz
Teletrollnica
Jairo
: ))))))
Daniel Luiz
Burrice heim galera. A reclamaçao tem que ser feita a quem compete resolver o problema, e nao ao primeiro que aparecer na frente. Essa sua ideia de bode expiatorio está, para dizer no minimo, ultrapassada.
@lz2903
descrição do video:

'eu filmando todos os outros, filmando, nós mesmos!
Branco
Moralista modeON!
Bel Salles
Tanta gente morrendo por causa das chuvas em vários lugares do Brasil e um bando de criança chorona fazendo um protesto furado para a empresa errada, por causa de CINQUENTA E NOVE MINUTOS sem luz.. ah vá...

Já passou da hora de tirarem a fralda. Bando de babaca aff
Matheus Wichman
Somos dois.

Em todos os grandes shows que eu fui sempre tinha geradores e os que deram algum problema era os que eram ligados na rede eletrica da cidade.
Matheus Wichman
O certo seria ter baterias e geradores quando a corrente da Eletrofail caisse as baterias entravam em operação até os geradores ligarem. É assim que funciona os sistemas de no-breaks nos datacenters.
Matheus Wichman
"Ficar no escuro na Campus Party não tem preço"

Falando nisso quando sera que é um link de 1 Gbps ou 10 Gbps por mês?
Mike Metralha
Que os caras vacilaram com a questão do plano de contingência, vacilaram...
Mike Metralha
Nos piores com mais frequência... ;)
Magrones
"a eletricidade foi restabelecidade"
Oi?
@brunogdb
Essa da Uh! É GVT foi foda :P
@stanley_bonfa
kkkk, essa de de chamar a GVT foi boa! kkkkkk
@brunogdb
PALSPALSPASLÀLSÀLSÀSLPALSPAKSOAKS, eu me joguei da cadeira para rir!
Zé Ramalho
foi a melhor de todaas! poxaa genial!
Eduardo
Discordo!
Jonathan_jmf
Concordo,muito maneiro!!
JoseRenan
Afinal isso acontece até nos melhores eventos..
Kadu
Xingar muito no Twitter é fundamental em alguma coisa?
Gabriel Silva
Sem dúvidas. ;)
Gabriel Silva
É, por que xingar muito no Twitter é fundamental em coisas assim! ;)
Laercio
Falha deles em não colocar o router também no gerador de energia... FAIL

Ou eles acham que os 10 gigas vão ser distribuidos via wireless, alias, coisa q aqui está fazendo muita falta.
Thássius Veloso
O pessoal da Telefônica disse que os 10 Giga continuavam disponíveis e que a rede deles prosseguiu 100%. O problema é que os aparelhos para distribuir a rede entre os 6 mil campuseiros dependem da energia fornecida pela Eletropaulo. Dentro da central deles tudo funcionava perfeitamente.
Gabriel Silva
O que está acontecendo a CParty este ano????
Laercio
A responsabilidade de promover internet no evento é da TELEFONICA, existe diversos tipos de geradores que pode segurar a demanda da telefonica e promover internet.

O povo não estava reclamando da falta de energia, pois muitos tem notebook e a maioria por estar ligado na tomada duraria de 1 - 2 horas. O problema é q ficamos sem internet. Isso foi o + grave, e a Telefonica tem que ter plano de contingencia para permanecer a fornecer internet mesmo sem energia da Eletropaulo.
Vinícius E.
Eu até concordo com a Telefônica não tinha culpa neste assunto, mas eu acho que depois de tantos problemas causados por esta empresa para os consumidores, tantas reclamações (não é a toa que ela é campeã de reclamações no Procon por vários anos) eu acho que se tornou quase instintivo reclamar dela.

- O dólar subiu? Culpa da Telefônica
- Enchentes no Rio? Culpa da Telefônica
- O Brasil perdeu a Copa? Culpa da Telefônica
Kadu
É verdade! A Telefônica tem seus (muitos) problemas, mas neste caso ela estava isenta de responsabilidade.

O fato da ilha da Telefônica ser a única a ter energia deve ter irritado os campuseiros :)
Croata
Concordo !!! Geeks não sabendo diferenciar area de atuação de Telefonica e Eletropaulo é triste !!!
Vinicius
espero q eles não tenham xingado mto no twitter ;D kkkkkkk
Caio Furtado
Sabe como é, né... Alguém TEM DE SER o bode expiatório.
Matheus
Mas o povo foi bem sem noção e de certa forma grosseiro. A Telefônica, dessa vez, não tinha nada a ver com a confusão. Eletropaulo, e a organização sim.
Lucas Braga
"O jeito é:

( ) dar uma fugidinha com você

( X ) dar uma ligadinha para a GVT"

E isso com o logo da Telefônica aparecendo. Successful troll is successful troll.

Parabéns pela foto, seja lá do TB quem tirou. Ficou MUITO boa.
Vinicius
pelo menos eles não vão xingar mto no twitter ;D
@jaderfelix
Fico abismado com o tamanho da estupidez humana, principalmente quando estes animais estão em bando. Todos se sentem no direito de ficar indignado, debruçar sua raivinha de merda em cima de quem está melhor do que estes bostéticos, independente de se pensar se realmente o alvo do ataque tem alguma culpa. O mais interessante é que um imbecil não pode ver outro imbecil "protestando" que passa de frouxo a corajoso e juntos vão buscar alguém para linchar (leia-se Telefonica). Se nerdes eram sinônimo de, entre outras coisas não tão boas', inteligência... É bom tomar cuidado para não perder a unica coisa que esse título pode ter de bom.
O protesto é um bem muito valiosa para ser utilizado de maneira tão estúpida e leviana. É por situações como essas que os que protestam são cada vez menos levados a sério, mesmo que o motivo do protesto seja legítimo.
Sr. Sem Papo
Que olho em rsrs eu nao tinha visto... :D agora q reparei bemrsrs massa de mais
Kadu
Eu estava me referindo ao /power>
Kadu
também foi genial :D
Gabriel
Uh, e GVT!
@CapJSheridan
Puxa, um evento desse tamanho, totalmente voltado pra tecnologia, tendo problemas de eletricidade

Vão fazer o que? Acender fogueira, torrar marshmallows e cantar Kumbaya?
RKNeto
Perfeito xD
Elle
Com certeza foi a MELHOR frase aushauhsuahsua
Mas o foi digno de um geek mesmo
Sr. Sem Papo
Essa foi Epico mesmo KKKK
Lucas Braga
"Chama o He-Man ele tem a força!" *HAHAHAHAHAHAH* ÉPICO