Início » Brasil » Anatel diz que quer apenas ajudar

Anatel diz que quer apenas ajudar

Avatar Por

Hoje mais cedo nós publicamos sobre uma tentativa da Anatel de ter acesso facilitado aos dados dos clientes de telefonia. A proposta da agência, segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo publicada nessa quarta-feira, é permitir que seus funcionários acessem o registro de uma determinada linha com mais facilidade.

Agora há pouco a Anatel emitiu um comunicado comentando a reportagem.

Seguem abaixo as palavras da Anatel:

“Atualmente, a Anatel rotineiramente tem acesso a essas informações, enviadas pelas prestadoras mediante solicitação, sem o que não seria possível fiscalizar o atendimento das obrigações legais e regulamentares impostas às empresas concessionárias e autorizadas de serviços públicos de telecomunicações.

A recente aquisição das plataformas de mediação e análise de registros de chamadas permitirá a realização de fiscalizações sistêmicas sobre a correção dos valores cobrados, de forma agregada, em um grande número de chamadas telefônicas, sem observar o detalhe de cada chamada, isso é, sem invadir a privacidade dos usuários.”

O jornal já informava a posição da agência, porém reiterando que os advogados consultados pela reportagem dizem que somente um juiz ou uma CPI podem quebrar o sigilo telefônico de uma pessoa. O detalhe é que a Anatel já tem acesso a esses dados, que são repassados pelas telefônicas depois do primeiro contato com o setor de reclamações da agência.

Por fim, a agência disse que continua zelando pelo “sigilo protegido constitucionalmente das informações pessoais de usuários”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Silva
Ajudar? Aham Cláudia, senta lá.
j2k
palhaçada!! conversa fiada!
wagner
Simplismente temos unas das mais CARAS telefonias/banda larga do mundo e ainda por cima de PÉSSIMA qualidade e a anatel esta preocupada em invadir a nossa privacidade, afinal de contas, PRA QUE EXISTE A ANATEL ?
Felipe Silva
é dude. mas beirando a inocencia e a positividade vai que dá certo. :D
julio cesar
Eh muita claudia pra pouco banco! Tambem acho que daqui a pouco vai vazar dados, espero que esse sistema facilite trabalhos pra nos proteger!
@AntonioVeras
Na verdade, vai facilitar, pois já será uma porta à mais para o vazamento de dados.
Nome ou @
Não sei se é fantoche... só resolvo meus problemas com as operadoras quando rola uma queixa na Anatel. O atendimento até muda. Agora, acesso aos dados sigilosos é absurdo mesmo.
Daniel Luiz
O foda é a quantidade imensa de conspiracionistas aqui torcendo para vazar informaçoes... Acredito que possa haver fraude, mas isso ja existe, so vai mudar de mao.
Magrones
Haha.. Boa!
Daniel Luiz
Pois é, eu tambem acredito que assim os problemas com as operadoras serao resolvidos mais rapidamente.
@brunogdb
A Vivo de MG vai ficar lotada!
@brunogdb
Acho que 2
Daniel Luiz
putz! excluam um por exemplo do coment. ae de cima.. depois que eu fui notar
Daniel Luiz
Galera, uma coisa é certa As operadoras tem, por obrigaçao o registro de todas as ligaçoes de seus usuarios. Em parte eu concordo com a alternativa, pois assim, por exemplo em um caso de processo contra uma determinada operadora, por exemplo, os dados estariam a salvo em um orgao teoricamente neutro. O foda sao as maracutaias que com certeza vao rolar tambem por tras disso. Enfim, fujam para as colinas e explodam seus celulares, antes que o ataque comece
Felipe Silva
6 é muito tempo, acho que menos
Exibir mais comentários