imagem-eua-nuvem

O governo federal dos Estados Unidos anunciou hoje que vai começar a implementação de uma enorme e complexa infra-estrutura de cloud computing, ou computação nas nuvens. A administração de Barack Obama tem como objetivo reduzir custos e diminuir o impacto ambiental dos sistemas de informática do governo.

Para ter uma ideia, o orçamento atual do governo federal americano com tecnologia da informação é de cerca de US$ 76 bilhões, dos quais US$ 19 bilhões são gastos apenas com a infra-estrutura. Tantos data centers levaram ao cúmulo do Ministério da Defesa daquele país ter atualmente 23 data centers instalados.

O governo dos EUA lançou o site Apps.gov (estava fora do ar no momento que esse post foi publicado), no qual poderão ser listadas as aplicações que a administração Obama vai disponibilizar para seus órgãos e agências.

Já no ano que vem a administração federal americana já vai dedicar parte do seu orçamento de TI para cloud computing. Está nos planos do governo iniciar projetos pilotos de aplicativos nas nuvens.

Como já poderíamos esperar, o governo estará bastante preocupado com os dados que passarão a ser armazenados na nuvem. A iniciativa de Obama prevê desenvolvimento de formas de seguranças, políticas de acesso e também de certificação centralizada.

O CIO (algo como diretor de informação) do governo Obama, Vivek Kundra, não deu muitos detalhes sobre como a administração federal e seus órgãos vão adotar a computação nas nuvens nem o cronograma de implementações. [CNET/Foto: bronkinhrt2]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados