NVidia pretende criar primeiro chip quad-core para tablets

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

Lembra quando discutíamos a possibilidade de usarmos celulares com processadores de dois núcleos? Pois é. O que você diria se soubesse que já tem empresa cogitando a criação de chips com o dobro de núcleos? Esse parece ser o plano da NVidia. De acordo com um slide que vazou de uma apresentação da conhecida fabricante de chips gráficos, eles deverão ser os responsáveis por desenvolver o primeiro chip com quatro núcleos de processamento para tablets e dispositivos móveis, o Tegra 3.

Um processador novo por ano, garante a NVidia

O novo processador vai ter clock de 1,5 GHz, capacidade de exibição de vídeos Blu-ray, suporte para telas de até 1920 x 1200 pixels de resolução e poderá precisar do equivalente a uma usina nuclear de energia para funcionar, segundo as minhas estimativas baseadas apenas em adivinhação e chute. Um processador equivalente a ele, específico para celulares, também deverá ser lançado ao mesmo tempo e deverá ser demonstrado ainda esse ano.

O slide também denuncia o próximo passo da NVidia antes deles tentarem algo tão ousado quanto o Tegra 3: o Tegra 2 3D, que deverá ser o primeiro chip com capacidades de renderização 3D direta e 1,2 GHz de clock.

Mas por enquanto devemos nos contentar apenas com os processadores Tegra 2, que devem aparecer em mais aparelhos durante o Mobile World Congress no mês que vem.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados