Início » Brasil » Anatel acaba com DDD em regiões metropolitanas

Anatel acaba com DDD em regiões metropolitanas

Avatar Por

E depois a gente reclama que a Anatel não faz nada em benefício do cidadão brasileiro… O conselho diretor da agência revisou a regulamentação sobre as áreas locais, nas quais não há necessidade de pagar o custo de um interurbano. Quem tira o telefone do gancho em Americana, no interior de São Paulo, e telefona para algum número de Campinas, tinha que pagar o interurbano. A partir de agora essa taxação acaba, e a ligação passa a ser local.

A notícia é excelente para aquelas pessoas que residem no entorno de regiões importantes. Por exemplo, toda região metropolitana de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Mesmo morando próximo da cidade grande e fazendo uso de seus serviços diariamente, milhões de brasileiros ainda tinham que colocar o DDD antes de telefonar para um parente na outra cidade. A revisão no Regulamento sobre Áreas Locais acaba com isso.

Em outras palavras: a conta de telefone vai ficar mais barata.

Fazer DDD fica mais em conta com o fim do DDD em regiões metropolitanas (foto: Rev Dan Catt)

No total, 41 regiões foram revistas, para acrescentar cidades à area local. São elas: Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Baixada Santista e Campinas (SP), Belo Horizonte e Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande e João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri e Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central e Sul do Estado (RR), Florianópolis, Chapecó (SC), Vale do Itajaí, Norte/Nordeste Catarinense, Lages, Carbonífera e Tubarão (SC).

Cerca de 68 milhões de brasileiros são beneficiados por essa mudança, em aproximadamente 560 município. Será preciso esperar, no entanto, 120 dias para que os sistemas das teles estejam adequados à revisão de regulamentação.

A lista completa das novas áreas locais está disponível no site da Anatel. Abaixo você encontra os links para o PDFs dos estados mais importantes.

Parabéns à Anatel por finalmente mostrar serviço! Os brasileiros agradecem.

Foto: Flickr – Rev Dan Catt

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

César Martins
Desde 2003 os municípios da Grande Campinas falam entre si sem pagar interurbano. O que aconteceu agora em 2011 foi que a ANATEL inseriu municípios outros que, embora fizessem parte da RMC, não eram contemplados com a tarifa local. Desde 2003 eram dois grupos: Campinas - Paulínia - Sumaré - Valinhos - Vinhedo / Campinas - Sumaré - Hortolândia - Nova Odessa - Americana - Santa Bárbara d'Oeste. Agora, foram unidos os dois grupos, e inclusos os demais municípios da RMC, com exceção de Morungaba e Itatiba, que tem DDD 11, mas falam entre si localmente.
Charles
E a taxa mensal de assinatura, quando vão proibir?
@vitorbq
Otima notícia.. ja devia ter feito isso a mt tempo... So queria que a anatel tivesse aberto os olhos e regularizado o uso de wi-max a uns 4 anos atrás, Alguem tem noticias sobre isso? []'s
Roberto Araújo Cruz
Meu caro Hugo, "vc eh chato hein" --> Pelo visto, seus pontos negativos indicam a mesma coisa a seu respeito... "deve ser porque se acha pior que alguém" --> Pelo contrário, sou baiano, logo não posso me achar pior que ninguém! Ou você nunca ouviu falar que "baiano não nasce, estréia" ou então "baiano burro nasce morto". Não somos melhores que ninguém, mas nos achamos o máximo! "O post não é sobre importancia de estados" --> se você não me avisasse eu nem perceberia, obrigado! Meu caro Hugo, a notícia é interessantíssima, porém, não foi escrita de forma imparcial, ao rotular determinados estados de mais importantes. Poderiam ser classificados como mais importantes se o critério usado fosse citado. É uma questão que talvez você não tenha percebido. Além disso, se você se der ao trabalho de ler os demais comentários, anteriores e posteriores a esse, outras pessoas citaram o mesmo fato. Na verdade, não há razão para links diretos para esse ou aquele estado.
@joaocadide
Aqui na região de Juazeiro-BA e Petrolina-PE essa regra já vale há tempos, tanto no fixo qto no celular, e olha que são DDDs diferentes. No fixo, nem preciso colocar o DDD pra ligar pra cidade vizinha (e olha que é outro estado!). Os bônus da Oi, Vivo e TIM que são "locais" valem pra esses dois DDDs (74 e 87). Só a atrasada da Claro que nunca atualizou isso.
Turdin
É isso ai, e quando colocarem uma lista de melhores SO é só listar: Windows Mac pronto.
@hugoleomarques
Cara, vc eh chato hein, fica preocupado com picuinhas de estado mais importante. Se vc pensa assim deve ser porque se acha pior que alguém. O post não é sobre importancia de estados e sim de uma ótima noticia para nós brasileiros que lutamos pelo direito de uma tarifa mais justa. Não é por mim que coloque o acre ou amazonas ali. O importante é a noticia.
rcamargo
Acho que esse benefício chegou só um "pouquinho" atrasado. Eu já não pago mais DDD no celular a quase 1 ano. Telefone fixo eu já tô até esquecendo o que é...
Hernani
Muitos vão agradecer, o fluxo de ligações aqui na grande São Paulo deve ser imenso.
Hernani
Ouch
iara
Eita Vale do aço...=]
@ilankibrit
Continua tendo que colocar o DDD na frente - Afinal, sempre rola aqueles enganos de esquecer o DDD.. Só não vai pagar a tarifa de interurbano!
leandrolopesp
Não bato palmas pra Anatel por que isso ai foi a menor das coisas que ela já fez. Baratear a ligação mesmo, não precisa né? Só deixaram as teles deitar e rolar em cima da gente, e ai fazem uma coisa simples dessa e a gente fica feliz.
arcanjo
O engraçado sair este anúncio só agora. É que o Vale do Aço já estava funcionando faz bastante tempo, uns 4 anos pelo menos.
Guilherme Carlos
Estados com maior população, assim fica melhor?
Exibir mais comentários