E depois a gente reclama que a Anatel não faz nada em benefício do cidadão brasileiro… O conselho diretor da agência revisou a regulamentação sobre as áreas locais, nas quais não há necessidade de pagar o custo de um interurbano. Quem tira o telefone do gancho em Americana, no interior de São Paulo, e telefona para algum número de Campinas, tinha que pagar o interurbano. A partir de agora essa taxação acaba, e a ligação passa a ser local.

A notícia é excelente para aquelas pessoas que residem no entorno de regiões importantes. Por exemplo, toda região metropolitana de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Mesmo morando próximo da cidade grande e fazendo uso de seus serviços diariamente, milhões de brasileiros ainda tinham que colocar o DDD antes de telefonar para um parente na outra cidade. A revisão no Regulamento sobre Áreas Locais acaba com isso.

Em outras palavras: a conta de telefone vai ficar mais barata.

Fazer DDD fica mais em conta com o fim do DDD em regiões metropolitanas (foto: Rev Dan Catt)

No total, 41 regiões foram revistas, para acrescentar cidades à area local. São elas: Porto Alegre (RS), Curitiba, Londrina e Maringá (PR), Baixada Santista e Campinas (SP), Belo Horizonte e Vale do Aço (MG), Rio de Janeiro (RJ), Grande Vitória (ES), Distrito Federal e Entorno (DF/GO/MG), Goiânia (GO), Vale do Rio Cuiabá (MT), Salvador (BA), Pólo Petrolina e Juazeiro (PE/BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Agreste (AL), Campina Grande e João Pessoa (PB), Recife (PE), Natal (RN), Cariri e Fortaleza (CE), Sudoeste Maranhense (MA), Grande Teresina (PI/MA), Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Capital (RR), Central e Sul do Estado (RR), Florianópolis, Chapecó (SC), Vale do Itajaí, Norte/Nordeste Catarinense, Lages, Carbonífera e Tubarão (SC).

Cerca de 68 milhões de brasileiros são beneficiados por essa mudança, em aproximadamente 560 município. Será preciso esperar, no entanto, 120 dias para que os sistemas das teles estejam adequados à revisão de regulamentação.

A lista completa das novas áreas locais está disponível no site da Anatel. Abaixo você encontra os links para o PDFs dos estados mais importantes.

Parabéns à Anatel por finalmente mostrar serviço! Os brasileiros agradecem.

Foto: Flickr – Rev Dan Catt

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados