A situação está tensa lá no Egito. Manifestantes partiram para cima de representantes do governo, numa onda de violência que já vitima ao menos quatro pessoas. Para combater essas pessoas, os líderes do país iniciaram uma ferrenha censura, para evitar que mais manifestações sejam combinadas. Claro que a internet não poderia ficar de fora dessa.

O Twitter, que tem sido muito usado para postar fotos de eventos violentos e também para marcar locais de encontro, está sob bloqueio egípcio desde a terça-feira. O próprio serviço confirmou que não podia ser acessado a partir de computadores baseados no Egito. Em um rápido comentário, o Twitter disse que ” Nós acreditamos que a livre troca de informações e pontos de vista beneficia sociedades e ajuda governos a dialogar com seu povo”.

Outro usual suspeito quando o assunto são serviços para troca de informações, o Facebook também está bloqueado. Nada de entrar no mural das pessoas para confirmar que haverá determinado protesto em uma praça do Cairo, por exemplo. A rede social ainda não se posicionou sobre o assunto, mas o Mashable confirmou que não é possível acessar o facebook.com no Egito.

É bem verdade que estamos no século 21, mas alguns governos teimam em cair nos mesmos erros do passado. Restringir a liberdade de expressão e a livre troca de informações pode parecer a melhor das soluções para um governo em crise, mas depois de um tempo as pessoas tomam conhecimento desse bloqueio e aprendem a burlá-lo. Na Era da Informação, tentar bloquear o seu acesso é tapar o sol com a peneira (e por muito pouco tempo).

Com informações: Mashable, Reuters.com

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel /o/
[quem burla o firewall na china vai para aqueles campos de trabalho..., tipo no pica pau.., quebrando pedra parece mentira, mais pe [email protected]@ se não me engano eu li uma matéria aqui no Tecnoblog mesmo falando de uma chinesa que parou la por nao lembro o que..., falou mau de alguma coisa da china no twitter... tenso na China se faz, na China se paga! huashuashuas]
Hernani
Para que liberdade de expressão e democracia não é mesmo, vamos viver no comando de ditaduras, ou na anarquia. ¬¬
Rafael
Cara mesmo com vírgula estaria discordando de si mesmo.
Rafael The Mist
Tipo Windows e Mac, saca? hehehe.
Felipe Silva
malditas correntes x_x. assine se vc vai participar da revolta e repasse
Felipe Silva
vírgulas implícitas meu caro kkkkkkkk ah vá, vai me dizer que nunca esqueceu uma vírgula. -.-' não se apegue aos mínimos detalhes e sempre na duvida opte pelo lado bom.
Turdin
É porque ele adora um x-bacon sem bacon, e um suco de laranja sem laranja.
Rafael
"Se eu fosse um ditador eu faria o mesmo mas não apoio o povo tem que ir à luta." O que nesse resumo me faria não dar thumbs down? É perto da parte que ele discorda de si mesmo?
Rafael
PT, PSDB? Não entendi...
@brunogdb
Depois vem os email. O e-mail é leal nisso também!
EDI LOPES
msn so no brasil? acho que vc ta meio perdido hein
EDI LOPES
Obrigado felipe vc me compreendeu
Turdin
Cade o bom e velho ICQ? =)
Turdin
Outra? =)
@AntonioVeras
Esqueceram do Orkut e do MSN. OH! Wait! Orkut e MSN, só no Brasil.
Exibir mais comentários