Início » Celular » Competição e falta de peças faz ganhos da Nokia caírem

Competição e falta de peças faz ganhos da Nokia caírem

Avatar Por
9 anos atrás

A Nokia apresentou hoje os resultados financeiros do último trimestre fiscal, que terminou no final do ano passado. Por um lado, os resultados impressionaram positivamente os analistas financeiros, que previam uma queda de até 45% dos lucros e aumento de apenas 3% em vendas, sendo que a empresa reportou queda de apenas 21% e aumento de 6%. Por outro lado, 21% é uma fatia considerável do bolo de dinheiro que a Nokia deixou de ganhar.

O N8, um dos celulares da Nokia

Na apresentação dos resultados a fabricante finlandesa atribuiu os baixos lucros a dois fatores principais. O primeiro deles é a forte competição dos celulares atuais, sejam os modelos de iPhone que a Apple e operadoras ao redor do mundo ainda vendem em certos mercados ou a variedade de aparelhos Android. O segundo foi a falta de peças para fabricar os aparelhos, que impediram a Nokia de manterem o equilíbrio entre oferta e demanda dos seus celulares.

Mesmo com a queda nos ganhos, a Nokia conseguiu um lucro líquido 1,02 bilhão de dólares no período, cerca de 300 milhões a menos do que o do ano anterior. O valor total de vendas, no entanto, ultrapassaram o valor de 2009, somando mais de 17,2 bilhões de dólares. A Nokia ainda diz que se mantém na liderança do mercado mundial de celulares com gordas 31% da fatia.

Com informações: CNET.

Mais sobre: ,