Início » Internet » Google anuncia compra do reCaptcha

Google anuncia compra do reCaptcha

Avatar Por

O Google anunciou hoje a compra do serviço reCaptcha, que provê captchas para mais de cem mil websites. Não foram divulgados detalhes do acordo, muito menos o quanto o Google desembolsaria pela nova aquisição.

Captchas são aquelas imagens geradas por computador que normalmente encontramos em sites de compartilhamento de arquivos. Ao reproduzir as letras ou palavras presentes no captcha, há a confirmação de que um ser humano está tentando acessar aquela página. Pode até ser uma perturbação (existem captchas muito complexas por aí), mas a medida ajuda a evitar que robôs façam novos cadastros em serviços de email. por exemplo.

No caso específico do reCaptcha, os captchas tem uma função ainda mais nobre: ajudam na digitalização de textos. Normalmente composto de duas palavras com letras “distorcidas”, toda vez que um usuário escreve as letras no computador, ajuda a confirmar as palavras de um livro antigo ou jornal.

Captcha em funcionamento. (Reprodução)

Captcha em funcionamento. (Reprodução)

Tanto o Google Books quanto o Google News Archive Search utilizam tecnologia do reCaptcha na digitalização de seus documentos. Daí vem o interesse do Google em comprar a empresa.

___

Por Mobilon: Vale lembrar que utilizamos o reCaptcha no Fórum do Tecnoblog, para impedir que robôs se cadastrem para fazer Spam. Funciona muito bem! 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

PIRANGI
CAPTCHA, gosto muito da ideia depois de testada. Mas desde que o google colocou no ar esta inovaçao estou tentando fazer diversas pesquisas e esta sempre caindo na mesma opçao de digitar aquelas letrinhas para verificaçao se sou realmente ou nao humano. Em maior parte das pesquisas isto esta me atrasando bastante pois e toda vez que abro a janela ou nova aba no firefox. Estou quase mudando para a concorrencia (http://www.cuil.com/) se nao corrigirem isso logo, vou tirar o google da pagina inicial e a barra google de todos os pcs que eu tiver contato. Nao vale a pena esquentar a cabeça se o melhor deixa de ser melhor.