Início » Internet » “Talvez downloads [ilegais] sejam bons”, diz Coppola

“Talvez downloads [ilegais] sejam bons”, diz Coppola

Por
8 anos e meio atrás

O diretor de cinema responsável por clássicos como Apocalipse Now e O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola afirmou em recente entrevista ao site The 99 Percent que talvez os navegantes que baixam filmes e músicas livremente pela web talvez estejam certos. Para o diretor, um artista não deve esperar ficar rico apenas com sua arte.

“Precisamos ser claros com relação a este assunto. Há apenas poucos séculos, se tanto, que os artistas ganham dinheiro com sua arte. Artistas nunca tiveram dinheiro. Muitos tiveram patrões, como governantes, nobres a Igreja ou o papa. Ou tinham outro emprego. Eu tenho outro emprego, faço filmes, ninguém me diz o que devo fazer e ganho meu dinheiro produzindo vinho. É só ter outro emprego e acordar às 5 da manha para escrever seu script”.

Em seguida, Coppola dispara contra os artistas que começaram o movimento contra os downloads considerados ilegais no começo dessa década: “A ideia do Metallica e de outros roqueiros de ficarem ricos com sua música não deverá obrigatoriamente continuar acontecendo. Talvez porque estejamos entrando em uma nova era em que a arte será gratuita”.

Francis Ford Coppola

Coppola comentou a vida dos artistas

E completa: “Quem disse que a arte deve custar dinheiro? Aliás, quem disse que os artistas devem ganhar dinheiro?”.